Logo Comunitas

#RetrospectivaComunitas – Confira quais foram as publicações lançadas pela Comunitas em 2021

14/12/2021

A Comunitas tem como objetivo sistematizar o conhecimento para replicar o aprendizado em diversos territórios. Por isso, no ano de 2021, a organização lançou quatro publicações. Confira abaixo quais foram: 

 

Reformas e Gestão de Pessoas no Setor Público – Guia Prático para Municípios e Estados a Partir das Experiências de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul

 

Lançado em março e produzido em parceria com a Fundação Lemann, o livro tem o intuito de sistematizar as experiências realizadas em dois estados brasileiros – a da reforma administrativa, que foi apoiada pela Comunitas no Rio Grande do Sul, e a melhoria na gestão de pessoas, que foi apoiada pela Fundação Lemann em Minas Gerais. Ambas as experiências serviram de base para um dos mais importantes cases da organização, a Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas. 

 

O objetivo do material é munir lideranças públicas com informações essenciais para que realizem uma gestão, qualquer que seja o âmbito, com maior impacto e mais eficiência. Assim, a publicação busca incentivar a replicabilidade das iniciativas em outros territórios, pois explica, de maneira prática e autônoma, como tornar a máquina pública brasileira mais fortalecida e ágil.  

 

Na publicação, é possível entender, no detalhe, o trabalho realizado pela Comunitas junto ao governo gaúcho, por exemplo. O Rio Grande do Sul vinha sofrendo com uma queda do investimento público e buscava aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade. A parte da reforma, que foi apoiada pela instituição, tem previsão de impacto econômico de R$ 6 bilhões ao longo dos próximos 10 anos. 


Você pode baixar a publicação por esse link

 

Jornada de Formação para Novos Prefeitos – Como a Comunitas Ajudou a Apoiar Líderes a Planejarem sua Gestão Durante e Após a Crise da Covid-19

 

A pandemia da Covid-19 foi uma prova de fogo às diversas esferas de governo. Ao mesmo tempo que os gestores públicos tinham a obrigação de manter suas populações seguras, também tinham que fazer um grande esforço para salvar a economia. E foi nesse cenário de crise sanitária que a Comunitas buscou soluções viáveis para enfrentar a pandemia – juntamente aos gestores e aos maiores estudiosos no tema de gestão pública do país. A publicação foi baseada em um dos cases da organização, a  Jornada de Formação para Novos Prefeitos, e narra a história, o processo e apresenta os resultados dos municípios acompanhados.

Desenvolvida pela Comunitas, a Jornada de Formação para Futuros Prefeitos apoiou, ao longo de quase dez meses, novas lideranças públicas no desenvolvimento do Plano de Governo, transição governamental, 100 primeiros dias e Planos de Metas, por meio de conteúdos teóricos, mentorias e imersões técnicas com especialistas em diversas áreas que permeiam a gestão pública. Ao todo, mais de mil pessoas participaram da Jornada, sendo que 12 municípios finalizaram o processo de 10 meses com suas transições, Agenda 100 Dias e Plano de Metas pronto. 

O livro, que foi lançado em outubro, teve o apoio do Instituto Humanize e da Columbia Global Centers, a filial da Columbia University no Brasil, que conferiu certificado aos participantes da Jornada, além de mais de 50 gestores públicos e especialistas, que assumiram o compromisso de compartilhar conhecimento e experiência em prol do aprimoramento das prefeituras brasileiras. Dessa forma, o programa foi considerado um dos maiores marcos para a gestão pública em 2020.

A publicação está disponível aqui.

Mapa da Contratualização de Serviços Públicos do Brasil

O livro, que foi lançado em outubro através da cooperação entre a Comunitas e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), é um estudo referente à consolidação de diversas experiências de parcerias firmadas entre os setores público e privado. Com o intuito de  apresentar cases de sucesso e mapear os processos de contratualização no setor público, a intenção é que a publicação possa apoiar lideranças públicas com novas possibilidades para a formulação de contratos públicos, fornecendo instrumentos para os diversos âmbitos de gestão poderem governar de forma mais assertiva, não apenas medindo esforços, mas medindo resultados.  

O material traz uma pesquisa inédita, realizada pela primeira vez no país, e faz um levantamento em mais de 5000 experiências aplicadas nas diversas esferas de gestão pública, incluindo empresas e organizações sem fins lucrativos. A ideia é apresentar alternativas que possam otimizar a burocracia tão comum ao ambiente público.

Para baixar o livro, acesse esse link.

Cartilha Jornada de Formação para Novos Prefeitos

A publicação, que será lançada ainda em dezembro, traz conteúdos elaborados pelos mentores da Comunitas, os mesmos que participaram da Jornada. O material aborda todas as temáticas envolvendo a gestão pública, visando o planejamento a longo prazo dos principais desafios. 

Os capítulos foram formulados a partir de diferentes módulos da Jornada e montados sob uma composição específica, de modo a contemplar a abordagem integral dos assuntos. Cada um deles foi concebido de forma a garantir a coerência do conteúdo, voltado, sobretudo, à prática dos gestores públicos e de suas equipes.

Além disso, as informações contidas no material buscam traçar um panorama a respeito de cada área de atuação da prefeitura, envolvendo tópicos como contexto atual e caminhos para desenvolver diagnósticos realistas. Dessa forma, os textos, que estão repletos de referências e dados externos, são apropriados tanto para apoio do conhecimento, como para o apoio e incentivo à prática dos aprendizados. 

 

Últimas notícias:

Com apoio da Comunitas, Prefeitura de São Paulo dá início à estratégia de recuperação de aprendizado na rede de ensino

Projeto de Gestão para Resultados busca corrigir déficits do aprendizado dos estudantes, em...

Comunitas divulga as cidades selecionadas para participar do Programa de Transformação da Gestão de Pessoas

O programa de inovação tem início ainda em janeiro e terá 8 meses de duração A Comunitas...

Estado de Goiás adere ao Regime de Recuperação Fiscal

Goiás é o segundo Estado brasileiro a optar por o regime que permite a repactuação do pagamento...

Apoiada pela Comunitas, 1ª agência da Rede Tudo Fácil do interior do RS é inaugurada em Lajeado

A unidade instalada em 626 m² do Shopping Lajeado é piloto de projeto apoiado pela Comunitas, com...

Comunitas prorroga prazo para inscrição na Jornada de Transformação em Gestão Pública

A inscrição no Programa, que visa apoiar municípios no desenvolvimento de soluções para...