loading

Programa Juntos e a Fundação Lemann encaram os desafios educacionais das cidades

O programa se dedica a fortalecer as redes apoiando os educadores em seu desenvolvimento profissional e aperfeiçoando as práticas de gestão e os processos pedagógicos.

Caruaru (PE) e Teresina (PI) estão prestes a diminuir as distâncias entre escolas, secretarias e comunidades, visando a melhoria educacional da rede de ensino municipal. Isso será possível graças à implementação do Programa Formar nessas cidades, por meio de uma parceria entre as prefeituras, o Programa Juntos e a Fundação Lemann – instituição sem fins lucrativos com foco em desafios educacionais.

O Programa Formar tem como objetivo fortalecer as redes dos ciclos de Ensino Fundamental I e II, apoiando os educadores em seu desenvolvimento profissional e aperfeiçoando as práticas de gestão e os processos pedagógicos.

Com até 3 anos de duração, o Formar é customizado para atender aos desafios da rede, oferecendo diferentes métodos para que a secretaria de educação e as escolas identifiquem seus grandes desafios e oportunidades.

Leia mais: Encontro Rede Juntos debate novas perspectivas na gestão da educação

O desenvolvimento dos trabalhos será liderado por consultores pedagógicos, formadores e gestores de projeto, que trabalharão com as equipes das Secretarias de Educação e escolas. Para isso, são concentrados esforços em três principais ações: Políticas Educacionais; Formação continuada em serviço; Conectividade, tecnologias educacionais e de gestão.

Por meio da construção coletiva dos desafios e oportunidade de cada rede de educação municipal, o programa tem objetivo de identificar e construir metas e um plano estratégico para melhoria da aprendizagem; formar diretores e coordenadores pedagógicos para uma gestão escolar focada efetiva aprendizagem de seus alunos; melhorar a qualidade da formação continuada dos professores através de formações em didática específica de matemática; e criar uma cultura de acompanhamento, aperfeiçoamento e avaliação das práticas pedagógicas das escolas.

Leia mais: 10 dicas para melhorar o IDEB da sua cidade

Todas as atividades são alinhadas para um objetivo comum: proporcionar educação de qualidade para os alunos.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *