loading

Prefeitura de Caruaru busca equilíbrio fiscal com apoio da Comunitas

Projeto é composto por conjunto de ações interligadas com a função de produzir resultados à gestão pública; as oportunidades identificadas somam R$ 120 milhões

A Prefeitura de Caruaru (PE), com apoio da Comunitas, está implementando um projeto que visa aprimorar o equilíbrio das contas do município, buscando possíveis ganhos e oportunidades para os próximos três anos. O projeto conta com a parceria técnica de Fúlvio Albertoni, ex-secretário da Fazenda de Juiz de Fora (MG).

Leia também: Porto Alegre recebe nota A do Tesouro Nacional por capacidade de pagamento

O trabalho, que tem como principais objetivos auxiliar na eficiência fiscal, na otimização de processos e na definição de metodologias e ferramentas de acompanhamento, tem papel fundamental para que o município alcance suas metas e melhore seus resultados financeiros. 

A iniciativa abrange o equilíbrio das contas públicas, por meio do gerenciamento de despesas e receitas e, a partir da organização das contas e quitação das dívidas públicas, os resultados fiscais positivos poderão ser usados em investimentos e benefícios para a população.

O projeto teve início em março e, com dois meses de execução, foram concluídas as etapas de diagnóstico e identificação de oportunidades de atuação para melhoria do equilíbrio fiscal do município. Estas etapas contaram com o trabalho intenso, por meio de reuniões diárias para levantamento, sistematização de dados e identificação das oportunidades – que somaram R$ 120 milhões em ganhos para a prefeitura.

Leia também: Pelotas acompanhará jovens em vulnerabilidade por meio de sistema apoiado pela Comunitas

Para os próximos passos, estão previstas a implementação de ações e sistemática de controle e captura dos resultados obtidos,  mapeamento das oportunidades em arrecadação com os bancos e a avaliação das oportunidades de melhoria no Capacidade de Pagamento (CAPAG), ranking do Tesouro Nacional. 

 

 

Foto: Edmilson Tanaka/G1

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *