Logo Comunitas

Papo de Responsa inspira jovens em Paraty

23/05/2018

Com apoio da Comunitas e consultoria técnica do Instituto Igarapé, a Coordenadoria da Juventude de Paraty (RJ) promoveu, nos dias 21e 22 de maio, a segunda etapa de intercâmbio com o Papo de Responsa, programa da Polícia Civil do Rio de Janeiro que estabelece um diálogo com os jovens nas escolas, tratando de temas como prevenção à violência e o papel da polícia.

Os coordenadores do Papo de Responsa estiveram em Paraty e participaram de reuniões com agentes da Guarda Municipal e com diretores das escolas municipais, além de um bate-papo com cem alunos do ensino médio. O intercâmbio com o Papo de Responsa inspirou a criação de um programa específico em Paraty e é uma das ações do Pacto Pela Paz no município.

Nas atividades dos dois dias, foram mobilizados 20 agentes da Guarda Municipal e 10 diretores de escolas municipais. Nestes encontros, o policial Beto Chaves, coordenador do programa Papo de Responsa da Polícia Civil do Rio de Janeiro, explicou aos guardas e diretores de escolas as oportunidades oferecidas por um programa permanente de diálogo com os jovens nas escolas.

Foto: Coordenadoria da Juventude de Paraty

Beto detalhou ainda a dinâmica das visitas do programa nas escolas – o grupo é normalmente acionado pelas próprias escolas e estas estabelecem quais as pautas prioritárias que gostariam de ver trabalhadas com os seus alunos.

No Ciep 999, conhecido como Brizolão, Beto Chaves se apresentou para os estudantes e falou sobre sua carreira como policial e sobre operações das quais participou. Em seguida, fez uma dinâmica de grupo para estimular uma reflexão sobre a inserção dos jovens no mercado de trabalho e sobre o seu papel nos bairros onde vivem a partir de perguntas sobre o futuro profissional desejado por cada um deles.

Foto: Coordenadoria da Juventude de Paraty

O coordenador de juventude de Paraty, Lucas Cordeiro, disse que o diálogo aberto com a juventude é uma das marcas do Papo de Responsa e inspirou a coordenadoria a dar nova roupagem ao “Juventude Sem Caô” – o programa de interação com os jovens nas escolas da cidade passou a focar prioritariamente a agenda de prevenção à violência e ganhou a participação de agentes da Guarda Municipal.

INTERAÇÃO

A ideia do “Juventude Sem Caô” é percorrer as escolas municipais e estaduais de Paraty, para abordagem de temas elencados como prioritários pelas direções. Nas ações de interação com os alunos, a Coordenadoria conta também com o apoio de coletivos jovens da cidade, que levam manifestações artísticas para o interior das escolas.

Com esta missão, o programa mobilizou nove turmas e 300 alunos em duas dias de atividades na escola municipal Sergio Mota, no início de maio. O evento contou também com apresentações de grupos de rap.

Entre as atividades propostas na interação com os jovens, os alunos foram incentivados a debater a violência na cidade e a responder um questionário sobre o que é ser jovem em Paraty hoje e sobre quais são as maiores dificuldades/carências que eles enfrentam.

Além disso, foram convidados a participar de um concurso que irá escolher os “melhores memes” relativos aos temas debatidos durante a visita da Coordenadoria à escola.

 

Últimas notícias:

Governo do RS conquista Prêmio Excelência em Competitividade com reformas estruturantes apoiadas pela Comunitas

Amplo conjunto de mudanças na carreira do funcionalismo venceu na categoria Boas...

Comunitas e Instituto Butantan realizam primeira assinatura para iniciar construção da fábrica da CoronaVac

A Comunitas e o Instituto Butantan assinaram, hoje (17), um acordo de confidencialidade (NDA) com o...

Reunião apresenta resultados finais de trabalho realizado em cidades do Tocantins

Iniciado em 2019, projeto buscou caminhos de melhorias na gestão pública, mais especificamente no...

Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Projeto liderado pela Comunitas dissemina as boas práticas educacionais de Teresina para Petrolina...

Liderada pela Comunitas, Jornada para Futuros Prefeitos chega na reta final | Saiba como está sendo

Após um mês de aprendizagem, a Jornada para Futuros Prefeitos está chegando ao fim. Lançada em...