Logo Comunitas

Juntos em Santos | Programa apresenta próximos passos para a cidade

19/09/2017

No último dia 15 aconteceu mais uma Reunião de Governança do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, dessa vez na cidade de Santos (SP). Entre os participantes, estava o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, a diretora-presidente da Comunitas, Regina Célia Esteves de Siqueira, Nelson Gomes, diretor-presidente da Comgás e um dos membros da Governança do Juntos de Santos, além de secretários e diretores municipais, e líderes locais de empresas como a Petrobras, Vale Fertilizantes, Porto Seguro, ADM do Brasil, Universidade Paulista e Poupafarma.

Fotos: Isabela Carrari

Durante o encontro, foram destacadas as iniciativas realizadas na cidade para aprimoramento da administração pública, como o “Eficiência Coletiva”, conjunto de ações voltadas para o equilíbrio fiscal. Atualmente, o comitê gestor – grupo formado por secretários municipais para manter a sustentabilidade dos resultados – prepara um plano que conterá intervenções de médio e longo prazo e uma agenda de implementação, para intensificar o trabalho de otimização dos gastos e a melhoria na arrecadação.

LEIA MAIS: Santos economiza R$ 60,5 milhões com frente de Equilíbrio Fiscal

Houve espaço também para a Escola de Mães, projeto que auxiliou Santos a diminuir o coeficiente de mortalidade infantil de 13,69, em 2014, para 10,80, em 2015. Recentemente o projeto foi o grande vencedor internacional Core77 Design Awards – um dos principais prêmios de design de produtos e serviços no mundo.

LEIA MAIS: Escola de Mães ganha um dos maiores prêmios de design do mundo

Para Fábio Ferraz, secretário de saúde santista, a parceria com o Juntos promoveu no município uma mudança de cenário, sobretudo na taxa de mortalidade infantil. “Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que a taxa de 2017 é inferior às anteriores – 7,8. Considero a melhora dos indicadores também ao trabalho realizado com a Comunitas, iniciado em 2015. Com a parceria, a taxa de mortalidade infantil de Santos passou a contribuir para que a média estadual e nacional caísse”, elucidou.

Planejamento sustentável

A Reunião de Governança teve como uma das principais pautas a apresentação da segunda fase do Santos 500 – planejamento de longo prazo desenvolvido para a cidade com apoio do Juntos. O objetivo da iniciativa é promover a construção coletiva de um plano integrado de desenvolvimento local sustentável, capaz de mobilizar diferentes setores da sociedade e construir bases e diretrizes sólidas para o desenvolvimento da cidade nos próximos 30 anos, fazendo frente aos desafios do crescimento populacional e da crescente demanda por serviços públicos na cidade.

LEIA MAIS: Planejamento estratégico para a construção de cidades inteligentes

A segunda fase do “Santos 500” tem como foco a elaboração de estudo de Diretrizes de Macroestruturação Urbana para o município, incluindo a definição de projetos específicos.

“Governos passam, a sociedade municipal fica. É desafiador esse planejamento, teremos que ser muito perseverantes. O engajamento da sociedade certamente faz parte da fórmula de sucesso”, disse Nelson Gomes.

 

 

Reunião de Governança

As Reuniões de Governança têm como objetivo debater sobre expectativas, desafios e oportunidades da atuação do Programa Juntos nas cidades que fazem parte da rede. Ela envolve o Núcleo de Governança do Juntos – formado por grandes líderes empresariais brasileiros, prefeitos, secretários integrantes dos comitês gestores e parceiros técnicos do programa.

Últimas notícias:

Comunitas modela projeto de apoio emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade

Com a experiência adquirida ao longo de 20 anos à frente da Comunitas, Regina Esteves,...

Comunitas inicia mobilização de recursos privados para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em SP

A iniciativa busca unir governo, iniciativa privada e sociedade civil para potencializar esforços...

Transferência de renda vira alternativa para mitigar impactos do coronavírus

Ao menos 30 países criaram novos programas de transferência de renda ou fortaleceram os já...

Depois de bater meta de doações para respiradores, Comunitas busca arrecadação para compra de monitores médicos

Para solicitar o número da conta para depósito, clique aqui e entre em contato com a...

Comunitas arrecada R$ 23,5 milhões e doará 345 respiradores para hospitais do Estado de São Paulo

Em caso de dúvida, clique aqui e entre em contato com a Comunitas. Após quatro dias de intensa...