loading

#ImersãoMedellín – Como a cidade colombiana se tornou exemplo e inspiração

Agenda do dia 1:
Visita à Estação do Tranvía San Antonio
Rota guiada ao Jardín Circunvalar
Reunião com o prefeito, Daniel Quintero

Começou nesta quarta (16) a #ImersãoMedellín, uma iniciativa da Comunitas que visita a cidade colombiana com o objetivo de fortalecer lideranças políticas e empresariais. O objetivo da imersão é promover a troca de experiências e conhecer de perto os diversos cases de sucesso do poder público em Medellín. 

“A Comunitas nasce com essa necessidade de troca. A gente sabe do valor do aprendizado coletivo”, declarou Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas. 

Leia #ImersãoMedellín – Dia 2 – Como as parcerias público-privadas mudaram a realidade de uma cidade

Leia #ImersãoMedellín – Dia 3 – Como o urbanismo social e a tecnologia transformaram a cultura local

Leia #ImersãoMedellin – Final – Como a experiência na cidade colombiana impactou as lideranças brasileiras

As visitas aos projetos e às iniciativas bem-sucedidas da cidade colombiana foram organizadas pela Agência de Cooperação e Investimento (ACI), que recepcionou a comitiva brasileira. A ACI Medellín é a entidade líder no processo de internacionalização da cidade-região através da construção de relações internacionais estratégicas, gestão da oferta e demanda de cooperação e atração de investimento nacional e estrangeiro. 

“Medellín é um laboratório social em muitos temas porque aprendeu que uma boa gestão pensa a longo prazo”, declarou o diretor da ACI, Jonathan Balestero. 

Tranvia San Antônio
A primeira parada do dia foi para conhecer a estação de metrô de Medellín, por onde passa o maior fluxo de pessoas diariamente devido à possibilidade de fazer baldeação para outras linhas de metrô. De forma inovadora, Medellín é hoje um exemplo a ser seguido por outras cidades da América Latina por sua maneira de unificar meios de transporte para atender às diversas classes sociais e possibilitar maior qualidade de vida tanto aos moradores, quanto aos turistas.

Os vários modais oferecidos, desde ônibus até bonde e teleférico, são totalmente integrados para permitir que o cidadão se locomova de forma mais rápida e mais barata. O resultado dessas medidas foi permitir acesso do transporte público a regiões mais distantes, nas quais antes não chegava,  e de forma ágil, moderna e barata. 

A comitiva ficou bastante entusiasmada em aprender mais sobre o “Cartão Cívico”, que tem bastante similaridades com o Bilhete Único, utilizado na grande São Paulo. A diferença, entretanto, é que o cartão colombiano, além de ser usado para pagar tarifas em todos os meios de transportes da região, incluindo aluguel de bicicletas, permite que o cidadão realize até o pagamento de algumas contas de consumo, como água e energia, com a personalização do cartão.

“Isso demonstra a importância da atuação cívica e a gente consegue criar uma identidade para os cidadãos, que com atitudes simples passam a se sentir parte da gestão. A consciência coletiva em Medellin é um grande exemplo”, apontou Regina Esteves.

 

 

Rota Guiada ao Jardín Circunvalar
O Jardín Circunvalar, também conhecido como Cinturão Verde Metropolitano, foi o segundo ponto visitado. O local busca por um lado contribuir para a formação de territórios ordenados, equilibrados e equitativo na área de encontro entre o urbano e o rural, e por outro, preparar a comunidade por meio do urbanismo pedagógico, para que participe na construção e assuma a importância de controlar o crescimento urbano dos bairros.

Medellín recebeu um prêmio internacional por seu compromisso e boas práticas ambientais no Jardín Circunvalar. Além de contribuir para a estratégia de adaptação às mudanças climáticas da cidade de Medellín, o projeto busca o controle da expansão desordenada da cidade através de visão abrangente de desenvolvimento, promovendo habitação digna, segura, sustentável e acessível, espaço público inclusivo e estruturante do território, além de promover uma sustentabilidade integral.

O parque conta com instalações de recreação, educação, esporte e reuniões comunitárias, implementação de painéis solares e dois teleféricos integrados ao sistema de transporte da cidade. Além disso, tem papel importante em projetos de sequestro de carbono florestal, como o Más Bosques, e de reflorestamento da cidade.

Os cidadãos participam ativamente da sustentabilidade do parque, contribuindo com o desenvolvimento da região através do cultivo de hortas familiares em espaços doados pela prefeitura, inclusive como medida de combate à fome. A produção excedente é usada para aquisição de artigos de higiene em um sistema de escambo.

Reunião com o prefeito
A última agenda do primeiro dia foi uma reunião com o prefeito de Medellín, Daniel Quintero, e secretários municipais. “É muito importante criar espaço de conversação e estar aberto a fazer trocas com outros países. E encontrar soluções para problemas que são muito simitares”, iniciou Quintero, que destacou que a cidade já não ocupa mais o posto de mais violenta cidade do mundo e fez um comparativo. “Atualmente, a cidade mais violenta é Tijuana, no México, com 138 homicídio por cada 100 mil habitantes. E em Medellín chegamos a 400 homicídios por 100 habitantes. Era a cidade mais violenta do mundo, porque era também a cidade mais desigual do mundo”, concluiu.   

João Campos, prefeito de Recife, agradeceu à Comunitas pela oportunidade e fez questão de ressaltar aos agentes políticos de Medellín a celeridade do processo com que a cidade se transformou. “A gente percebe que os desafios encontrados são muito parecidos. Me chama a atenção o curto tempo em que Medellín conseguiu fazer uma grande transformação. E a gente percebe que um dos elementos para isso é ter instituições fortes e permanentes, independentes de governo, que cada gestão possa dar a sua contribuição para a cidade. Esperamos que essa experiência possa ser replicada e possa ganhar atenção dentro da América Latina”, afirmou. 

“A mensagem que fica é que é possível mudar. E é possível fazer de uma forma política, que não dependa unicamente de um grupo. E que é possível fazer de uma forma perene”, finalizou a deputada Tábata Amaral.

 

#ImersãoMedellin

A visita ao país latino-americano vai durar cinco dias e a comitiva conta com a participação de João Campos, prefeito de Recife (PE); Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança do Recife (PE); Renan Ferreirinha Carneiro, secretário de Educação do Rio de Janeiro (RJ), Fábio Ferraz, secretário de Planejamento & Inovação da Prefeitura de Santos, bem como, os parlamentares Tábata Amaral e Vinicius Poit, deputados federais, além do time Comunitas, representado por Regina Esteves, diretora-presidente, Thiago Milani, diretor de projetos, Dayane Reis, diretora de conhecimento, comunicação e inovação. Também integram a equipe os consultores da organização, Fernando Barrancos Chucre, presidente do Fundo Social de Solidariedade – Governo SP, e Paulo Alexandre Barbosa, ex-prefeito de Santos.   

[aigpl-gallery id=”12277″]

Crédito fotos: Sara Sierra

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *