Logo Comunitas

Parceiros debatem sobre avaliações dos investimentos sociais corporativos

08/06/2017

88“Não queremos somente contribuir com estatísticas mas, também, impulsionar reflexões e pensamentos a cerca dos investimentos sociais corporativos”. Com essa frase, Anna Peliano, coordenadora da pesquisa BISC, abriu a roda de conversa do 5º Grupo de Debates BISC, realizado ontem (07), em São Paulo.

São convidados para o evento organizações integrantes do BISC, com o intuito de dar continuidade aos debates sobre o tema da avaliação dos investimentos sociais corporativos, desenhando, coletivamente, uma proposta para o levantamento de informações sobre a percepção de diferentes atores a respeito da atuação social da empresa, que geram a imagem obtida pelos investimentos sociais.

Comunitas realiza debate sobre pesquisa BISC em SP e RJ

Para Adriana Fendt, gerente de Planejamento e Finanças do Instituto Coca-Cola Brasil, é necessário o aprimoramento das estratégias de comunicação das ações sociais realizadas pelas organizações. “O conhecimento sobre a atuação social corporativa é baixo quando não comunicada, mas quando apresentado ao público, o reconhecimento é alto”, disse.

A avaliação dos investimentos sociais é uma ferramenta primordial na gestão social da empresa, que influirá, decididamente, na eficácia do gasto social, permitindo que o responsável pelo investimento compreenda como e onde investir de forma mais eficiente. Com ela, também é possível verificar o impacto nos públicos e desenvolver metas para maximizá-los, além de identificar possíveis futuros desafios.

Avalição dos investimentos sociais é tema de Grupo de Debates do BISC

“O modelo de avaliação deve ser definido em cima do objetivo proposto: se a empresa usa os resultados para aprimorar as estratégias de investimentos sociais ou para apresentar os resultados para os investidores”, explicou Fernanda Jaber, analista de Projetos Sociais, da Fundação Telefônica.

Durante o encontro, os participantes debateram a necessidade de implementar avaliações para analisar e verificar vácuos, focando os investimentos sociais nessas lacunas. Para eles, as avaliações devem ser construídas baseadas em cada comunidade, especificamente, evitando análises e resultados divergentes.

Segundo Peliano, “a área social é a que melhor dialoga com o público externo, tocando em pontos nos quais as pessoas realmente querem abordar. É a ponte da vontade da empresa de aproximar-se da comunidade”.

 

*Fique atento: em breve divulgaremos entrevistas com alguns participantes.

Grupo de Debates BISC

Para o encontro são convidadas empresas participantes do BISC, fazendo com que compartilhem, entre o grupo, a metodologia e os instrumentos utilizados para captação, divulgação de resultados aos diferentes parceiros, bem como os desafios e as estratégias utilizadas nos projetos de investimento social.

Sobre o BISC

O BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo) é uma ferramenta criada pela Comunitas para o acompanhamento anual dos investimentos sociais privados no Brasil. Por meio de uma parceria abrangente e inovadora com o CECP e com a Exchange, consegue-se comparar esses investimentos com padrões internacionais. Com isso, é possível aferir a evolução dos compromissos sociais das empresas participantes, extrair a percepção dos gestores sobre a qualidade das aplicações, buscar novos temas para subsidiar a formulação de estratégias e melhorar a contribuição para o desenvolvimento do país.

Tem interesse em conhecer a pesquisa BISC? Entre em contato conosco.

Últimas notícias:

Comunitas modela projeto de apoio emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade

Com a experiência adquirida ao longo de 20 anos à frente da Comunitas, Regina Esteves,...

Comunitas inicia mobilização de recursos privados para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em SP

A iniciativa busca unir governo, iniciativa privada e sociedade civil para potencializar esforços...

Transferência de renda vira alternativa para mitigar impactos do coronavírus

Ao menos 30 países criaram novos programas de transferência de renda ou fortaleceram os já...

Depois de bater meta de doações para respiradores, Comunitas busca arrecadação para compra de monitores médicos

Para solicitar o número da conta para depósito, clique aqui e entre em contato com a...

Comunitas arrecada R$ 23,5 milhões e doará 345 respiradores para hospitais do Estado de São Paulo

Em caso de dúvida, clique aqui e entre em contato com a Comunitas. Após quatro dias de intensa...

Assine nossa Newsletter:

[contact-form-7 404 "Not Found"]

Contato

Tel:(11) 3372-4313

mail: