Logo Comunitas

Comunitas participa da mobilização para construção de fábrica de vacina da Covid-19 em São Paulo

28/08/2020

Desde o início da pandemia provocada pela Covid-19 no Brasil, a Comunitas voltou esforços para apoiar, de forma emergencial, os governos estaduais e prefeituras que integram a sua rede.

Leia também: Valor Econômico | Comunitas arrecada R$ 50 milhões e deixa legado para saúde pública

Depois de mobilizar a doação de equipamentos hospitalares e garantir, também, transferência de renda para a alimentação de alunos vulneráveis, o próximo passo da organização está sendo apoiar na implementação da vacina Sinovac, contra o coronavírus no Brasil.

Para isso, a Comunitas está participando da governança e liderando, ao lado do Governo de São Paulo e do Instituto Butantan, a mobilização de R$ 160 milhões junto à iniciativa privada para a construção da fábrica de vacina do estado.

A governança do trabalho é formada por 12 membros, sendo seis do setor público e seis da iniciativa privada – incluindo a participação de Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas. “Esse projeto é de interesse público, que impacta a vida de todos, por isso é fundamental a união de esforços entre todas as esferas da sociedade, sendo essa a expertise da Comunitas. Nosso compromisso é desenvolver esse projeto de forma eficiente, deixando um legado para o País”, explica Regina.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a autonomia do Butantan e ampliar a estrutura produtiva para envase da vacina que está em desenvolvimento avançado pelo instituto brasileiro em parceria com o laboratório Sinovac Biotech. O acordo entre os laboratórios prevê que o Butantan terá domínio total da tecnologia para produção completa da vacina.

Leia também: Comunitas disponibiliza especialistas em saúde para apoiar governos nas decisões tomadas durante a pandemia

As doses serão distribuídas através do Sistema Único de Saúde (SUS) para todo o país e também há acordos para o envio da imunização para outros países da América Latina.

Além da ampliação da produção, que dará ao Butantan uma capacidade estimada de cerca de 100 milhões de doses fabricadas por ano, o trabalho prevê a expansão de um Centro Multipropósito para Produção de Vacinas (CMPV), que será capaz de produzir outras vacinas no pós-Covid-19.

“Tenho acompanhado a Comunitas ao lado de diversos governos ao longo dos anos, de forma orientadora e com critérios de governança junto ao setor público e privado. É uma organização compromissada com o avanço da gestão pública, por isso é importante esse apoio”, disse o governador de São Paulo, João Doria.

 

Conheça a governança do projeto:

Últimas notícias:

Comunitas e Prefeitura de Santos desenvolvem projeto de revitalização do Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Santos (SP) passará por uma revitalização. Para isso, a Comunitas, por...

Nova trilha da Rede Juntos aborda processos de modernização e melhoria do processo de Licenciamento Ambiental

Conhecimento apresentado pela trilha foi sistematizado do trabalho apoiado pela Comunitas junto ao...

Comunitas e Governo de Goiás realizam reunião com líderes da Governança

No último dia 14, o Governo do Estado de Goiás se reuniu com a Comunitas para realizar mais uma...

Prefeitura de Caruaru busca equilíbrio fiscal com apoio da Comunitas

Projeto é composto por conjunto de ações interligadas com a função de produzir resultados à...

Pelotas acompanhará jovens em vulnerabilidade por meio de sistema apoiado pela Comunitas

Projeto integra iniciativas do Pacto Pelotas pela Paz A Prefeitura de Pelotas (RS) está...