Logo Comunitas

Comunitas finaliza primeira fase de mentorias para prefeitos e equipes de transição de governo municipal

21/12/2020

A segunda etapa será realizada no final de janeiro, com foco no desenvolvimento do plano de metas para os municípios participantes

A Comunitas realizou, na última semana, as primeiras mentorias para os(as) 50 prefeitos(as) selecionados(as) pela Jornada Desafios dos Futuros Prefeitos, iniciativa gratuita que busca apoiar na transição de governo – que, por conta da pandemia, é realizado com o menor tempo da história, na construção da agenda prioritária dos 100 primeiros dias de mandato, e na elaboração do plano de metas.

Além dos chefes dos executivos municipais eleitos em 2020, participaram, também, equipes de transição e futuros secretários das pastas de finanças e orçamento.

Na primeira mentoria (15), a conversa foi de prefeito(a) para prefeito(a) – uma oportunidade de os novos eleitos descobrirem os desafios e oportunidades de assumir o cargo. Os mentores participantes foram Raquel Lyra, prefeita de Caruaru (PE), Jonas Donizette, prefeito de Campinas (SP), Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos (SP), e Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá (PR).

“Agradeço demais a equipe da Comunitas pela capacitação”, escreveu o prefeito eleito de Ibotirama (BA).

A segunda mentoria (16) foi oferecida por Vivian Satiro, secretária-adjunta de Licenciamento de São Paulo (SP), e Mírian Pereira, professora de Administração Pública na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com o objetivo de apresentar um passo a passo para uma transição de governo sustentável e efetiva.

Já a terceira mentoria (17) foi realizada por Dulce Helena Cazzuni, ex-secretária de Planejamento de Osasco (SP) e responsável pela transição 2016/2017, e Guilherme Rezende, especialista em transição governamental, demonstrou à equipe de transição ferramentas para a realização de diagnóstico e identificação das urgências da futura gestão.

A quarta e última mentoria contou com as participações de Giovanna Victer, secretária de Finanças de Niterói (RJ) e presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), e Úrsula Peres, ex-secretária-adjunta de Planejamento, Orçamento e Gestão de São Paulo (SP) e atualmente professora doutora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo foi demonstrar a importância de priorizar o equilíbrio das contas já nos primeiros 100 dias de governo e os caminhos para isso.

“A mentoria foi muito esclarecedora, com os exemplos práticos apresentados”, disse Mauro Goulart, integrante da equipe de transição e secretário de Obras nomeado para a próxima gestão de Casimiro de Abreu (RJ).

Os vídeos completos das mentorias estão disponíveis na Rede Juntos, a plataforma gratuita de conhecimento em gestão pública da Comunitas, e abertos para todos os interessados no tema.

Além disso, na plataforma o público encontrará conteúdos e ferramentas para a realização de uma eficiente transição de governo que garanta a continuidade da dos serviços e políticas oferecidas aos cidadãos. Os(as) prefeitos(as) e comissões de transição ainda contam com um grupo de conversa para trocar experiências e tirar dúvidas com a equipe de especialistas da Comunitas durante o processo de transição governamental.

“Gostei muito dos materiais sugeridos. Estamos trabalhando com alguns deles”, disse Francineti Carvalho, prefeita eleita em Abaetetuba (PA).

 

>>> Clique aqui e acesse a Jornada Desafios dos Futuros Prefeitos na Rede Juntos!

 

Últimas notícias:

Fábrica que dá autonomia ao Brasil na produção da Coronavac ficará pronta em outubro

A Comunitas está participando da governança e liderando a obra da fábrica, ao lado do Governo de...

Comunitas na Folha de SP | Parceria público-privada ativa 360 leitos do SUS para Covid-19 em Campinas

A rede Mário Gatti de hospitais foi apoiada pela iniciativa Ações de Enfrentamento à Covid-19,...

Com participação do BISC, relatório internacional que mede impacto global do investimento social é lançado

Clique aqui e confira a publicação completa Foi lançado o Global Impact at Scale: Corporate...

Comunitas divulga prefeitos selecionados para mentorias individuais da Jornada Desafios dos Futuros Prefeitos

Além de mentorias individuais, os(as) prefeitos(as) selecionados(as) receberão um diagnóstico...

Comunitas finaliza primeira fase de mentorias para prefeitos e equipes de transição de governo municipal

A segunda etapa será realizada no final de janeiro, com foco no desenvolvimento do plano de metas...