loading

Comunitas apresenta principais destaques do Investimento Social Corporativo

O lançamento dos destaques da 14ª edição do BISC acontecerá a partir das 16h, no dia 11.

No próximo dia 11, a Comunitas lança os destaques da 14ª edição do BISC. O evento será realizado de forma híbrida, tendo sua transmissão via zoom para os convidados da Rede BISC e contando  presencialmente com os palestrantes, no auditório da Comunitas, a partir das 16h. Com abertura de Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, o encontro terá a apresentação dos dados do relatório, bem como um painel realizado pelos professores Rosa Maria Fischer, da FEA/USP, Mário Aquino, da EAESP/FGV, e Patrícia Mendonça, da EACH/USP.

Realizado desde 2008, o BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo) é uma pesquisa conduzida pela Comunitas que envolve uma rede de empresas, institutos e fundações. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento, o aperfeiçoamento da gestão e a avaliação dos investimentos sociais corporativos no Brasil. Neste ano, os dados compilados tiveram a participação de 324 empresas e 17 institutos. 

O relatório de 2021 apresenta os dados dos investimentos sociais realizados pelas empresas durante 2020, um dos anos mais atípicos de que se tem notícias na história. A pandemia trouxe instabilidade e desafios em todo o mundo, e o Brasil foi fortemente impactado pela doença. Aumento no número de desempregos, diminuição de renda e do poder de compra das pessoas, bem como o caos na saúde e um dos mais altos números de mortes do planeta (mais de 610 mil pessoas morreram de Covid no país) orientaram as ações empresariais para investimento social.

“Tivemos um ano inédito, com a pandemia e isso se refletiu nos dados do investimento social, tanto nos valores direcionados, quanto nos públicos atendidos e formatos de atuação adotados. Foi uma grande prova de fogo e o setor empresarial respondeu de forma contundente à crise”, segundo Patricia Loyola, diretora de Gestão e Investimento Social Corporativo


Amazônia Legal

Despontando pela primeira vez como tema de estudos na pesquisa BISC, o desenvolvimento e a sustentabilidade da região amazônica tem se tornado uma preocupação entre diversas lideranças, sendo elas institucionalizadas ou não, tanto a nível nacional quanto global.

As lideranças brasileiras têm direcionado seus esforços à Amazônia Legal (ou seja, os nove estados da federação que estão inseridos na bacia amazônica) devido ao reconhecimento do papel e da importância da Amazônia para a diversidade cultural, a biodiversidade e o equilíbrio climático mundial, bem como sua incidência em outros biomas do planeta e o potencial de exploração econômico da biodiversidade da floresta tropical. Entretanto, a destruição da mesma avança a passos largos. 

A Comunitas foi convidada pelo movimento Uma Concertação pela Amazônia (UCPA) para traçar, por meio do BISC 2021, um cenário introdutório dos investimentos sociais corporativos alocados na Amazônia Legal por parte das empresas e institutos/fundações que compõem a Rede.

Segundo Patricia “Este recorte territorial é bastante interessante e merece ser aprofundado em análises futuras, visando a importância dos dados na formulação de estratégias e parcerias para  desenvolvimento integrado da região.”

“Nossa missão é apoiar a qualificação da atuação social empresarial Com a maior série histórica do investimento social corporativo brasileiro, temos apoiado o estabelecimento de parâmetros para o ISC no país a partir de benchmarkings nacional e internacional e seguimos o importante legado da Professora Anna Peliano que coordenou a pesquisa desde sua primeira edição em 2008 e teve uma contribuição ímpar tanto na elaboração políticas sociais efetivas quanto na atuação empresarial com responsabilidade e propósito.” finaliza Patricia

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *