loading

Com o apoio da Comunitas, Ribeirão Preto desenvolverá projeto para motivar o servidor

Município paulista pretende reestruturar a política de gestão de pessoas para modificar condições de trabalho e engajar servidores. Ação está sendo desenvolvida por meio do Hub Inovajuntos da Comunitas

Na manhã de hoje (06), em oficina liderada pela Comunitas, o município de Ribeirão Preto (SP) deu início à fase de ideação para enfrentar o desafio selecionado na área de gestão de pessoas: a motivação do servidor. A ideia é que, por meio do engajamento, os funcionários entreguem melhores resultados.

A ação faz parte do Programa de Gestão de Pessoas, idealizado pela  Comunitas e que tem o apoio da Fundação Lemann. O objetivo é desenvolver soluções inovadoras a desafios de gestão de pessoas em governos municipais e, para isso, foram selecionados 6 municípios. A ideação e prototipagem das soluções é a terceira etapa do processo.

Seleção dos desafios
Ribeirão Preto foi uma das cidades selecionadas para participar do Programa, que tem a duração de 10 meses. Os gestores que fazem parte da jornada identificaram, após uma série de encontros e imersões, que um grande desafio que ainda permeia a gestão de pessoas em prefeituras é identificar quais são os fatores que motivam e desmotivam os profissionais do município e como é possível solucioná-los. 

Para isso, a equipe da cidade paulista realizou uma pesquisa de campo com 11 servidores. Esse contato com colegas e gestores foi fundamental para a escolha do desafio, pois, ao mesmo tempo em que foi possível identificar as principais dores do serviço público local, também trouxe o aprendizado necessário para direcionar Ribeirão Preto na etapa de definição do principal problema.

Como frase temática, que definiu a escolha do desafio da cidade, foi formulada a questão “Como podemos criar condições de trabalho para que o servidor se sinta reconhecido e motivado a entregar um resultado satisfatório, a partir de uma reestruturação nas políticas de gestão de pessoas?”

Para Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, medidas que trazem o servidor público para o processo da tomada de decisão permitem que ele sinta-se reconhecido pelo trabalho desempenhado. “Dessa forma, ao ter a sua opinião ouvida, o servidor também se sente valorizado no ambiente de trabalho”, explicou ela. 

Programa de Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público
Entre fevereiro e março, foi concluída a etapa de Inspiração e Escolha dos Desafios, que foi dividida em três fases: Inspiração e Capacitação, Mapeamento de Desafios e Escolha de Desafios e Definição de Indicadores. No momento, as equipes estão na etapa de Incubação e Projetos-Pilotos, que prevê ciclos de ideação, sprints de prototipagem e pilotagem da solução desenhada coletivamente.  

Além de Ribeirão Preto, os outros municípios selecionados para participarem do Programa foram: Campinas (SP), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Niterói (RJ) e Pelotas (RS).

Todos os aprendizados do Programa estão sistematizados e compartilhados na Plataforma Rede Juntos da Comunitas.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *