Logo Comunitas

Com apoio do Juntos, juventude de Paraty participa de novo encontro de formação

30/08/2017

Com o tema “Juventude e Cultura da Violência”, técnicos do Cenpec promoveram na última sexta-feira (25) o segundo encontro de formação de jovens e de técnicos da Prefeitura de Paraty.

Os encontros de formação fazem parte da “Agenda Municipal de Juventude”, projeto que tem o apoio do Programa Juntos, com parceria técnica do Cenpec em Paraty.

O encontro foi dividido em duas etapas: pela manhã, participaram técnicos da prefeitura e integrantes de ONGs e conselhos, como o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA). À tarde, o público-alvo foi a juventude local.

Com larga experiência no atendimento a jovens que cumprem medidas socioeducativas, a pesquisadora Marília Rovaron foi uma das coordenadoras do encontro de formação.

Com base nas informações de processos e dos atendimentos realizados pela Fundação Casa em São Paulo, ela demonstrou que há diferentes conceitos e percepções de violência envolvendo jovens, com a culpabilidade muitas vezes acentuada pela condição social dos infratores.

Rovaron também apontou que há uma dificuldade dos gestores públicos e membros de ONGs em reconhecer as novas narrativas e valores culturais da juventude. “Por exemplo, pensa-se a música de forma militante, sem levar em conta o que realmente atrai os jovens”, disse.

No final do encontro, o Cenpec sugeriu à Coordenadoria de Juventude a montagem de grupos de jovens que irão encaminhar às secretarias municipais sugestões de ações voltadas para a juventude. Cada jovem também expôs o que é ser jovem em Paraty de acordo com a sua vivência.

Para Lucas Cordeiro, integrante da Coordenadoria de Juventude, o segundo encontro de formação foi bastante positivo. “Tivemos uma participação intensa dos jovens. E houve uma interação importante dos técnicos e representantes de conselhos na discussão do tema da prevenção à violência”, concluiu.

Últimas notícias:

Parceira da Comunitas, Caruaru conquista prêmio por projeto de redução da violência

Criado pela Prefeitura de Caruaru, o Juntos pela Segurança conta com ações desenvolvidas em...

Governo do RS conquista Prêmio Excelência em Competitividade com reformas estruturantes apoiadas pela Comunitas

Amplo conjunto de mudanças na carreira do funcionalismo venceu na categoria Boas...

Comunitas e Instituto Butantan realizam primeira assinatura para iniciar construção da fábrica da CoronaVac

A Comunitas e o Instituto Butantan assinaram, hoje (17), um acordo de confidencialidade (NDA) com o...

Reunião apresenta resultados finais de trabalho realizado em cidades do Tocantins

Iniciado em 2019, projeto buscou caminhos de melhorias na gestão pública, mais especificamente no...

Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Projeto liderado pela Comunitas dissemina as boas práticas educacionais de Teresina para Petrolina...