Logo Comunitas

Com apoio da Comunitas, Observatório de Prevenção à Violência avança em Caruaru

29/07/2020

O projeto que visa a redução da violência na cidade pernambucana conta com parceria da Comunitas e apoio da Open Society Foundations

Os avanços obtidos pelo Observatório de Prevenção à Violência de Caruaru (PE) foram apresentados, ontem (29), durante reunião virtual realizada entre a Comunitas e a Prefeitura Municipal. Com participação da prefeita Raquel Lyra, o encontro também serviu para definir os próximos passos da iniciativa.

Criado em março, o Observatório visa contribuir no direcionamento das políticas de prevenção à violência construídas pela gestão pública de Caruaru. Com ele, será possível mapear e monitorar a população em situação de risco ou violência na cidade, para que a administração municipal possa fazer o direcionamento específico das políticas sociais, garantindo atendimento ao público vulnerável com mais efetividade.

Entre os avanços do projeto, está a definição dos públicos considerados de risco (como, por exemplo, famílias de vítima de homicídio, egressos do sistema prisional, adolescentes em medidas socioeducativa e mulheres vítimas de violência); a realização da coleta de dados junto à secretarias e órgãos; e a consolidação e análise dos dados.

Para os próximos passos, o intuito é o fortalecimento das ações do Observatório. Estão previstas estratégias como a criação do Comitê de Prevenção para acompanhamento dos indicadores e formulação de ações; a reinstalação dos Fóruns Diálogos em Rede para focalização das políticas sociais; e a institucionalização do Observatório de Prevenção da Violência com definição de fluxo de informação.

 

Comunitas e o apoio no Juntos pela Segurança

Desde 2019, a Comunitas, com apoio da Open Society Foundations, auxilia a Prefeitura de Caruaru no fortalecimento do Juntos pela Segurança – Plano Municipal de Segurança Pública.

O trabalho pretende elaborar ações para uma maior incidência e redução de homicídios a partir das competências municipais, com foco na identificação dos padrões de contato das vítimas com o poder público municipal; na estruturação de um plano de prevenção focalizado e de um sistema de monitoramento; na melhoria da gestão e análise de fatores de risco; e no desenvolvimento de protocolos para redução de fatores de risco.

Assim como nas cidades de Pelotas (RS) e Paraty (RJ) – que também contam como apoio da Comunitas na área de segurança, o trabalho em Caruaru será baseado em uma nova concepção de Segurança Pública, que anda sendo construída em diversos países do mundo, onde o problema da violência passou a ser tratado com políticas públicas multidisciplinares integradas, planejadas e proativas. Essa concepção é conhecida como Segurança Pública Baseada em Evidências, e aproxima o conhecimento científico da prática das ruas.

 

Clique aqui e descubra como avançar com a gestão pública da sua cidade!

 

Últimas notícias:

Parceira da Comunitas, Caruaru conquista prêmio por projeto de redução da violência

Criado pela Prefeitura de Caruaru, o Juntos pela Segurança conta com ações desenvolvidas em...

Governo do RS conquista Prêmio Excelência em Competitividade com reformas estruturantes apoiadas pela Comunitas

Amplo conjunto de mudanças na carreira do funcionalismo venceu na categoria Boas...

Comunitas e Instituto Butantan realizam primeira assinatura para iniciar construção da fábrica da CoronaVac

A Comunitas e o Instituto Butantan assinaram, hoje (17), um acordo de confidencialidade (NDA) com o...

Reunião apresenta resultados finais de trabalho realizado em cidades do Tocantins

Iniciado em 2019, projeto buscou caminhos de melhorias na gestão pública, mais especificamente no...

Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Projeto liderado pela Comunitas dissemina as boas práticas educacionais de Teresina para Petrolina...