Logo Comunitas

Com apoio da Comunitas, estudantes e profissionais buscam soluções para cidade durante maratona digital

22/09/2017

A maratona digital começa na sexta-feira (22), a partir das 16h, e segue até a noite de sábado.

Vinte e seis horas buscando soluções inteligentes para o desenvolvimento sustentável de Teresina. Essa é a proposta do primeiro Hackathon HACK THE_2030, realizado pela administração. A maratona digital começa na sexta-feira (22), a partir das 16h, e segue até a noite de sábado no mirante da Ponte Estaiada.

O secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, conta que o Hackathon HACK THE_2030 é uma oportunidade para que estudantes e profissionais deem sua contribuição para o desenvolvimento sustentável da cidade. Além disso, a maratona digital promove a cultura de abertura de dados e de cidade inteligente e fomenta a inovação e o empreendedorismo na cidade.

“A Prefeitura possui uma série de dados que podem ser transformados em serviços para a população. A ideia da Hackathon é justamente essa: estimular profissionais e estudantes das mais diversas áreas a desenvolver ferramentas e aplicativos que auxiliam a população no seu dia a dia. Eles poderão, por exemplo, desenvolver um aplicativo que facilite a busca de serviços prestados pela rede municipal de saúde ou mapear os serviços comerciais e industriais dos bairros”, ressaltou.

Como funciona
Ao todo, 67 profissionais e estudantes efetuaram a inscrição. Desse total, 30 serão selecionados e participam do desafio. Eles estão divididos em três áreas: tecnologia da informação; infraestrutura e urbanismo, e políticas públicas e administração. “A seleção foi feita com base na resposta dada pelos inscritos no ato da inscrição. Selecionamos aqueles que responderam dentro do objetivo do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda”, explica a coordenadora da Agenda Teresina 2030, Gabriela Uchoa.

Na abertura do evento, as equipes irão conhecer o desafio, que será ligado às “cidades inteligente para o desenvolvimento sustentável”. Para desenvolver a ideia e colocá-la em prática, eles tão à disposição os dados de Teresina que estão compilados na plataforma Agenda Teresina 2030.

Os trabalhos desenvolvidos durante o Hackathon HACK THE_2030 serão avaliados por uma comissão que irão julgar a partir da inovação tecnologia e criatividade, potencial de impacto e a viabilidade de implementação. O resultado será divulgado no sábado (23) às 18h.

“A equipe vencedora terá a oportunidade de ter seu projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura. É uma oportunidade para profissionais e estudantes de programação, infraestrutura, urbanismo e políticas públicas poderão se reunir e juntos buscar soluções para o desenvolvimento sustentável da cidade. Essas soluções podem ser materializadas em aplicativos, ferramentas, mapeamentos interativos ou produção de dados urbanos”, afirma.

O Hackathon Hack THE_2030 é realizado pela Prefeitura de Teresina em parceria com a Comunitas e Open Knowledge Foundation.

 

Fonte: Prefeitura de Teresina

Últimas notícias:

Comunitas modela projeto de apoio emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade

Com a experiência adquirida ao longo de 20 anos à frente da Comunitas, Regina Esteves,...

Comunitas inicia mobilização de recursos privados para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em SP

A iniciativa busca unir governo, iniciativa privada e sociedade civil para potencializar esforços...

Transferência de renda vira alternativa para mitigar impactos do coronavírus

Ao menos 30 países criaram novos programas de transferência de renda ou fortaleceram os já...

Depois de bater meta de doações para respiradores, Comunitas busca arrecadação para compra de monitores médicos

Para solicitar o número da conta para depósito, clique aqui e entre em contato com a...

Comunitas arrecada R$ 23,5 milhões e doará 345 respiradores para hospitais do Estado de São Paulo

Em caso de dúvida, clique aqui e entre em contato com a Comunitas. Após quatro dias de intensa...