Logo Comunitas

Campinas cria laboratório de inovação para qualificação do serviço público com apoio de Jornada da Comunitas

05/08/2021

Laboratório de Inovação em Gestão e Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Campinas tem como objetivo conceber iniciativas para melhoria do serviço público

A Jornada Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas, iniciativa da Comunitas e Fundação Lemann que visa apoiar governos municipais na conquista de gestões mais eficiente e maior qualidade na prestação de serviços, já está apresentando resultados.

Apresentação sobre o programa GestAÇÃO feita pela secretaria Eliane Jocelaine Pereira aos diretores, coordenadores e chefes de setor da pasta | Foto: Prefeitura de Campinas

A jornada não só colaborou com a melhoria na formação e desempenho dos servidores públicos, mas também apoiou na construção de propostas de transformação dos processos de seleção, carreira e melhoria do ambiente corporativo.

Leia também: Ananindeua construirá planejamento estratégico com apoio da Comunitas

À exemplo da criação do Laboratório de Inovação em Gestão e Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Campinas (SP). Denominado GestAÇÃO, a iniciativa é um ambiente orgânico vivo, dinâmico e permanente de criação de ideias, estudos, pesquisas, projetos e trabalhos conjuntos para solução de desafios e problemas de interesse comum, a partir do foco nas pessoas que movem a administração pública, que propõem, criam ou se beneficiam da solução criativa ou inovadora: servidores e cidadãos.

O laboratório tem três objetivos centrais: qualificação, para gerar mensuração e qualificação do servidor e do serviço público; engajamento, com intuito de estimular uma cultura de inovação e engajamento do servidor com o cidadão campineiro; e transformação, para fomentar propostas indutoras de transformação da sociedade com foco na cultura de paz e nos direitos humanos.

Leia também: RS inicia processo para instalação do Tudo Fácil em Lajeado com apoio da Comunitas

“É importante ressaltar que a participação de Campinas na Jornada para Prefeitos foi fundamental para o processo de desenvolvimento do laboratório de inovação. O apoio da Comunitas possibilitou não somente resultados técnicos, como o alinhamento teórico entre secretarias chaves, mas, também, a troca de experiências e soluções que auxiliaram nos debates e reflexões internas, levando a criação do GestAÇÃO”, explica Eliane Jocelaine Pereira, secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de Campinas.

A criação do laboratório passou por uma série de metas e conquistas, para se tornar realidade, como a alteração do nome da Secretaria Municipal de Recursos Humanos para Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; a criação do departamento de apoio à gestão e projetos integrados, e a inserção de novos profissionais na equipe.

Leia também: Reforma do RS tem retorno projetado de R$ 13 mil para o governo para cada 1 real investido pela Comunitas

“A cada meta alcançada nosso propósito torna-se ainda mais presente: somente juntos conseguiremos avançar. Esses resultados apenas são possíveis pois existem gestores públicos dispostos a desenvolver soluções eficientes e a compartilhar essas boas práticas. Vamos seguir juntos”, declara Dayane Reis, diretora de Conhecimento, Comunicação e Inovação da Comunitas.

Últimas notícias:

Com apoio da Comunitas, Prefeitura de São Paulo dá início à estratégia de recuperação de aprendizado na rede de ensino

Projeto de Gestão para Resultados busca corrigir déficits do aprendizado dos estudantes, em...

Comunitas divulga as cidades selecionadas para participar do Programa de Transformação da Gestão de Pessoas

O programa de inovação tem início ainda em janeiro e terá 8 meses de duração A Comunitas...

Estado de Goiás adere ao Regime de Recuperação Fiscal

Goiás é o segundo Estado brasileiro a optar por o regime que permite a repactuação do pagamento...

Apoiada pela Comunitas, 1ª agência da Rede Tudo Fácil do interior do RS é inaugurada em Lajeado

A unidade instalada em 626 m² do Shopping Lajeado é piloto de projeto apoiado pela Comunitas, com...

Comunitas prorroga prazo para inscrição na Jornada de Transformação em Gestão Pública

A inscrição no Programa, que visa apoiar municípios no desenvolvimento de soluções para...