Logo Comunitas

Araguaína é a mais nova cidade integrante do Programa Juntos

09/08/2019

Araguaína é a primeira cidade do Tocantins a fazer parte da rede que busca melhoria da gestão pública

Em busca de mais eficiência para a administração pública, Araguaína tornou-se a mais nova cidade integrante do Programa Juntos – iniciativa da Comunitas que visa a otimização da gestão pública. O município de quase 200 mil habitantes é considerado a capital econômica do Estado do Tocantins.

Foto: Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína

Leia também: Cidade como locus de mudança, por Carlos Jereissati Filho

“A Comunitas vêm como um apoio à gestão, aqui especificamente com o foco em alguns pontos mais importantes, como a segurança pública”, disse o prefeito Ronaldo Dimas.

Além de Segurança Pública, em Araguaína serão desenvolvidos projetos que buscarão o equilíbrio sustentável das contas, com ações também voltadas para o aumento da arrecadação. Além disso, serão formatados projetos estratégicos nas áreas de saneamento básico: o crescimento econômico do município e sua representatividade no estado também ampliaram os desafios na área urbana, como o aumento da violência e maior demanda por saneamento básico, tendo em vista sua influência na saúde pública.

Leia também: “Não existe uma bala de prata para equilibrar as finanças”, afirma a economista Ana Carla Abrão

Estas áreas foram definidas por meio do modelo de governança compartilhada estabelecida pelo Juntos, que leva em consideração as necessidades do município, compreende a vontade política do prefeito, a capacidade de execução das equipes da administração municipal e a possibilidade de geração de um legado para o futuro.

Foto: Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína

Serão apresentadas demandas de curto, médio e longo prazos, com o objetivo principal de contribuir para a melhoria dos serviços públicos nos municípios a partir de um modelo inovador de governança colaborativa entre os setores público, privado e sociedade civil. O trabalho será desenvolvido com o apoio de diversos parceiros, entre eles a BRK Ambiental.

Leia também: Comunitas na Exame | Choque de gestão no Pará é exemplo para cidades brasileiras

“A grande motivação do Juntos é estimular parcerias que melhorem a gestão pública, resultando no desenvolvimento local e aprimoramento dos serviços públicos. E, mais importante que as ações, é o acompanhamento da gestão de forma transparente e compartilhada, possibilitando que todos, inclusive os cidadãos, possa participar das conquistas e resultados. Isso porque acreditamos que a gestão é realmente pública”, explicou a diretora de Relações Institucionais da Comunitas, Ronyse Pacheco.

 

 

 

A Comunitas e o Programa Juntos

A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país.

Entre as ações desenvolvidas, estão o Programa Juntos, uma grande aliança de líderes empresariais não investe somente recursos financeiros nos projetos, mas, também, toda experiência e competências técnicas, assumindo o compromisso e a responsabilidade do setor privado como colaborador do desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Leia também: Comunitas na Folha de SP | Investimento social vai além da doação e requer participação

Fazem parte da rede do Programa Juntos cidades como São Paulo, Salvador, Caruaru e Porto Alegre. Além dos Governos dos Estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul.

 

Últimas notícias:

Comunitas inicia mobilização de recursos privados para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em SP

A iniciativa busca unir governo, iniciativa privada e sociedade civil para potencializar esforços...

Transferência de renda vira alternativa para mitigar impactos do coronavírus

Ao menos 30 países criaram novos programas de transferência de renda ou fortaleceram os já...

Depois de bater meta de doações para respiradores, Comunitas busca arrecadação para compra de monitores médicos

Para solicitar o número da conta para depósito, clique aqui e entre em contato com a...

Comunitas arrecada R$ 23,5 milhões e doará 345 respiradores para hospitais do Estado de São Paulo

Em caso de dúvida, clique aqui e entre em contato com a Comunitas. Após quatro dias de intensa...

Comunitas organiza ação que busca instalar 345 novas UTIS no Estado de São Paulo

Ação é liderada pela empreendedora social Regina Esteves e já arrecadou R$ 10 milhões. Em caso...