Logo Comunitas

Ananindeua, cidade do Pará, busca engajamento cidadão através de aplicativo de consulta popular

18/10/2021

Engajar a população para saber quais demandas atender é um desafio e tanto para as esferas administrativas do Brasil. Para facilitar a comunicação entre população e gestão pública, foi criado um aplicativo em que as pessoas podiam opinar acerca de ações que pudessem oferecer melhoria dos serviços públicos em diversos setores da administração, como saúde e educação. Portanto, para entender melhor a respeito do Programa de Gestão Colaborativa e Engajamento implementado em Niterói (RJ), a prefeitura de Ananindeua (PA), representada pelo Secretário Municipal de Administração, Thiago Freitas Matos, viajou ao município carioca durante os dias 15 e 16 de outubro.

A replicabilidade de experiências que deram certo em vários municípios do país e a troca de conhecimento são um dos pilares fundamentais da Comunitas. O objetivo da viagem era participar de reunião de trabalho com a Secretaria de Comunicação de Niterói para conhecer o aplicativo com que a cidade carioca trabalha para engajar a população. O município conta com mais de 34 mil usuários cadastrados na plataforma e é case de sucesso entre as cidades que fazem uso do software de opinião popular. 

A motivação da Comunitas é estimular parcerias entre as iniciativas público e privada, resultando no desenvolvimento local e aprimoramento dos serviços públicos brasileiros. Com a participação de diversas importantes lideranças privadas, a rede desenvolve ações diretas e sustentáveis em 5 estados e 31 cidades brasileiras – além dos mais de 304 territórios que replicaram ações realizadas diretamente pela organização.

A plataforma da Rede Juntos é um espaço para troca de conhecimento e experiências, com conteúdo disponibilizado de forma totalmente gratuita. Para conhecer mais, acesse aqui.

Últimas notícias:

Rio de Janeiro buscou engajamento popular na revisão do Plano Diretor da cidade

Em um cenário de pandemia, a participação de mais de 400 embaixadores do município se mostrou...

Escola de Atletismo e equilíbrio fiscal são destaques em reunião entre Comunitas e prefeitura de Paraty

A reunião de governança da Comunitas é realizada periodicamente entre o Prefeito, secretários e...

Rio Grande do Sul dá início à segunda fase do Projeto Envolver

O projeto, que visa a valorização do servidor para melhorar a qualidade do atendimento ao...

Columbia Global Centers do Brasil lança livro em parceria com a Comunitas

A publicação, lançada no final da tarde de quarta-feira (17/11), traz artigos acadêmicos para...

Caruaru realiza o 3º Fórum Juntos Pela Segurança

O programa, que é apoiado pela Comunitas desde 2019, foi implantado há cinco anos e já conseguiu...