Logo Comunitas

“A melhor forma de conduzir um governo é focar a energia em construir o novo, e não em destruir o velho”, afirma governador Eduardo Leite durante live da Comunitas

21/08/2020

Quais serão os principais desafios dos próximos prefeitos brasileiros? Quais os caminhos para enfrentá-los? Como montar um plano de governo alinhado com a minha realidade?

Para responder essas, entre outras questões, a Comunitas reuniu em uma conferência digital o atual governador do Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite; o prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette; e o diretor superintendente no Sebrae de São Paulo, Wilson Poit. A mediação foi do cientista político Fernando Schüler.

“O intuito desse encontro é oferecer inspiração para os mais de 500 candidatos e candidatas que assumiram o compromisso de construir o futuro da gestão pública mais eficiente, por meio da Jornada para Futuros Prefeitos desenvolvida pela Comunitas”, explicou Regina Esteves, diretora-presidente da organização, durante abertura da conferência.

Quando o assunto é planos de governo, Jonas Donizette considera essencial, além de escuta à população, o conhecimento das características locais. Para o prefeito, que está no segundo mandato, uma administração não pode ser estática, pois os desafios são mutáveis, exigindo do gestor visão ampla e dosagem das prioridades.

“Uma liderança pública precisa entender e investir na vocação econômica da cidade, por exemplo, pois cada região é diferente entre si. É indispensável, também, inovar na administração. Quando digo inovação, não é necessariamente digital – inovar significa fazer a mesma coisa, de forma diferente e com resultado melhor”, considera.

Para Eduardo Leite, liderança parceira da Comunitas desde sua gestão em Pelotas, a eleição serve para estimular a esperança de um futuro melhor para a população, porém é fundamental que o candidato faça isso com realismo e sensatez. Além disso, o gestor declarou que é essencial que o candidato aproveite o processo eleitoral como oportunidade de compartilhar e validar junto à população como será, efetivamente, o futuro governo, e quais pautas vão guiar seu mandato.

“A melhor forma de conduzir uma administração é focar a energia em construir o novo, e não em destruir o velho. Quem tem a intenção de entrar para o mundo público precisa de muita paciência e diálogo, para entender a posição e o contexto em que o outro vive, e, a partir disso, convergir uma agenda comum para o local”, disse o chefe estadual gaúcho.

Com experiência em empreendedorismo, Wilson Poit indicou caminhos para que os futuros prefeitos avancem economicamente a cidade. Para ele, é preciso trabalhar em cima das vocações do município, analisando qual a cadeira local e desenvolvendo as tendências para o futuro.

Além disso, o especialista elencou ações que considera despercebidas pelos gestores públicos. “A prefeitura precisa, por exemplo, verificar imóveis de sua propriedade que estão abandonados e passá-los para a iniciativa privada, sem causar prejuízo para a população. A liderança também pode realizar as compras públicas junto aos comerciantes locais, circulando o dinheiro dentro da própria cidade. Para um bom governo é preciso focar em solução, não no problema”, acredita.

 

Clique aqui e participe da Jornada para Futuros Prefeitos – uma iniciativa da Comunitas, com apoio da Frente Nacional de Prefeitos e certificação do Columbia Global Centers l Rio de Janeiro, escritório da Universidade de Columbia no Brasil. 

 


 

Clique e assista ao debate completo:

Últimas notícias:

Governo do RS conquista Prêmio Excelência em Competitividade com reformas estruturantes apoiadas pela Comunitas

Amplo conjunto de mudanças na carreira do funcionalismo venceu na categoria Boas...

Comunitas e Instituto Butantan realizam primeira assinatura para iniciar construção da fábrica da CoronaVac

A Comunitas e o Instituto Butantan assinaram, hoje (17), um acordo de confidencialidade (NDA) com o...

Reunião apresenta resultados finais de trabalho realizado em cidades do Tocantins

Iniciado em 2019, projeto buscou caminhos de melhorias na gestão pública, mais especificamente no...

Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Projeto liderado pela Comunitas dissemina as boas práticas educacionais de Teresina para Petrolina...

Liderada pela Comunitas, Jornada para Futuros Prefeitos chega na reta final | Saiba como está sendo

Após um mês de aprendizagem, a Jornada para Futuros Prefeitos está chegando ao fim. Lançada em...