Logo Comunitas

Um novo conceito de atendimento em saúde

01/01/2017

A Prefeitura de Pelotas tinha como objetivo estabelecer um novo padrão de atendimento na rede pública de saúde que fosse capaz de tornar o serviço mais humanizado, que se tornasse um modelo a ser implementado em toda a rede. Também esperava envolver servidores e usuários para compartilhar experiências e sugerir melhorias. Havia a necessidade de reduzir as filas de espera, dar condições estruturais para unidades e equipes, além de investir em ações preventivas.

Desafio

Pelotas, com 350 mil habitantes (IBGE, 2015), conta, até 2016, com uma rede de 49 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Desde 2013, a prefeitura vinha buscando melhoria da qualidade da atenção à saúde.

Um dos primeiros passos foi aumentar as Equipes de Saúde da Família (ESF) de 34 para 66, ampliando a cobertura populacional para mais de 70%.

O segundo passo, que levou à criação da frente, foi construir coletivamente um novo conceito de atendimento à saúde, a partir de ações que valorizem não somente o saber técnico, mas que priorizem cuidado nas relações humanas, resgatando a confiança no atendimento público, tornando-se um agente propulsor de mudanças em todos os níveis de atendimento à saúde.

Entrou em cena, então, o programa Juntos que, em parceria com a prefeitura de Pelotas, iniciou um processo de cocriação que envolveu população, servidores e gestores da área da saúde na definição de avanços na saúde pública municipal, com serviços inovadores e uma estrutura física focada no acolhimento dos usuários.

Os objetivos eram, portanto: promover qualidade e inovação nos serviços públicos de saúde do município de Pelotas, com o envolvimento dos gestores, funcionários públicos e sociedade civil, em oficinas de cocriação de ideias e soluções; tornar o atendimento ao usuário mais ágil e humanizado; ampliar os serviços de saúde oferecidos; capacitar e motivar equipes de saúde; promover maior entendimento dos usuários e proximidade ao cidadão; mapear atores e parceiros.

Leia mais: Programa Juntos e o desafio na saúde pública brasileira

Soluções

A Prefeitura de Pelotas tinha como objetivo estabelecer um novo padrão de atendimento na rede pública de saúde que fosse capaz de tornar o serviço mais humanizado, que se tornasse um modelo a ser implementado em toda a rede. Também esperava envolver servidores e usuários para compartilhar experiências e sugerir melhorias. Havia a necessidade de reduzir as filas de espera, dar condições estruturais para unidades e equipes, além de investir em ações preventivas.

Todo o esforço de cocriação resultou na Rede Bem Cuidar, um novo conceito de atendimento em saúde, com foco na prevenção. Dessa forma, três unidades básicas e saúde foram reformuladas: Bom Jesus, Simões Lopes e Guabiroba (já reformuladas).

Foto: Prefeitura de Pelotas

O desenvolvimento do projeto permeou o conceito de Design Thinking, realizado pela Agência Tellus, parceira técnica da Comunitas, e contou com três fases: empatia (entendimento empático e exploração do contexto do cidadão e dos servidores); cocriação (construir “com” e não “para” a sociedade civil) e experimentação (testar para aprender errando de forma rápida e barata).

Na fase inicial de diagnóstico e exploração há o momento em que se busca enxergar o desafio da forma mais ampla e holística possível, levantando informações sob diferentes óticas e aspectos. O passo seguinte é de sintetizar e organizar os achados de campo e insights, para tra

nsformá-los em desafios, que serão levados para a fase de cocriação – onde se gera o maior número de soluções possíveis.

A fase seguinte é de teste e validação das propostas, com o afunilamento de soluções viáveis e realizáveis para a implementação. Na UBS Bom Jesus esse processo foi debatido em encontros semanais, paralelamente à realização de testes.

Resultados principais

A UBS Bom Jesus, reinaugurada no início de 2015, foi a primeira unidade de saúde da cidade a contar com serviços informatizados, atendimento psicológico, farmácia distrital, atividades físicas para idosos, horta comunitária e brinquedoteca. O número de consultas e atendimentos aumentou 50% desde então.

Posteriormente, a iniciativa foi implementada na UBS Simões Lopes. Em 2017, a Rede Bem Cuidar foi instalada em uma terceira unidade, a UBS Guabiroba. No momento, mais de 100 profissionais trabalham no atendimento de mais de 6 mil pessoas.

Também houve a criação do Núcleo de Ideias Rede Bem Cuidar, um laboratório de educação permanente para construir as diretrizes e idealizar propostas que possam ser implantadas, aos poucos, e qualificar cada vez mais a atenção básica. Participam trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que integram a Rede Bem Cuidar – Bom Jesus e Simões Lopes – e professores dos cursos de Odontologia e Enfermagem da UFPel e parceiros do programa.

Prêmios

A experiência da Rede Bem Cuidar fez com que ela ganhasse dois prêmios em 2016: o internacional do Center for Active Design, organização sem fins lucrativos de Nova Iorque (EUA) que reconhece iniciativas de engajamento e transformação de comunidades através do design; e o InovaSUS, do Ministério da Saúde, na categoria experiência implementada, cuja iniciativa foi eleita a 2ª melhor experiência em saúde do Brasil em 2015.

Leia mais: Projeto criado com apoio do Programa Juntos é apresentado para Obama

Inspiração para o Governo de São Paulo

A expertise obtida com o desenvolvimento da Rede Bem Cuidar, em parceria com a Comunitas e a Prefeitura de Pelotas, foi fundamental para o Grupo Tellus, parceiro técnico da Comunitas no desenvolvimento dessa ação, ganhar uma licitação para apoiar no desenvolvimento de protocolos e treinamentos do programa “Saúde em Ação”. A iniciativa realizará 163 obras na área da saúde, entre a construção e reformas de clínicas (unidades básicas de saúde) e de hospitais em parceria com o Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O programa prevê a realização de obras de construção e reformas de clínicas, hospitais, ambulatórios de especialidades e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) nas regiões do Vale do Jurumirim, Metropolitana de Campinas, Vale do Ribeira, Itapeva/Sorocaba e Litoral Norte. Além disso, será realizada a reorganização dos fluxos de assistência à saúde da população, em parceria com os municípios beneficiados pelo programa.

Serviços oferecidos pela Rede Bem Cuidar:

Totem de autoatendimento – Ao chegar na UBS, o usuário poderá encaminhar o atendimento por meio eletrônico com a ajuda de um totem instalado na porta de entrada. As pessoas recebem informações de agentes capacitados para usar o aparelho. A ferramenta agiliza o atendimento.

Totem Clique Saúde – Os usuários têm acesso ao site Clique Saúde Pelotas e pode verificar informações sobre medicamentos, vacinação, outras unidades básicas de

saúde, Samu, além de informações sobre a própria UBS, como horário de atendimento e equipe de funcionários. Assim como o Totem de autoatendimento, um profissional sempre está disponível para auxiliar os usuários no acesso.

Sala de espera especial – Os usuários que esperam atendimento ficam numa sala especial com cadeiras confortáveis, ar condicionado e televisão. A programação da TV aborda temas relacionados à saúde – de prevenção ao tratamento.

Acessibilidade – Pessoas com deficiência acessar todos os pontos da UBS, com caminhos traçados e aberturas planejadas para atender esse público. Banheiros e fraldário – Os usuários têm acesso facilitado a banheiros feminino e masculino, já na área de entrada. A unidade feminina é equipada, também, com fraldário.

TV Saúde – Enquanto esperam o atendimento, os usuários podem assistir a TV Saúde, um canal de informações com dicas de saúde e bem-estar.

Farmácia distrital – O usuário que precisar de medicamentos de alto custo distribuídos pelo município não precisa mais se deslocar até a farmácia central. A farmácia da UBS que pertence ao projeto é adepta ao conceito de farmácia distrital, disponibilizando além dos medicamentos já ofertados nas unidades básicas de saúde, os controlados, ofertados na farmácia central de Pelotas.

Foto: Folha de São Paulo

Novos consultórios odontológicos – A UBS ganhou um novo consultório odontológico, aumentando para dois os espaços destinados ao atendimento realizado pelos dentistas.

Psicólogo – A Bom Jesus foi a primeira UBS com atendimento psicológico. As outras duas UBSs que pertencem ao projeto também contam com esse serviço.

SuperAgente – Os agentes comunitários que atendem pacientes em casa, principalmente idosos e pessoas com deficiência, vão atuar totalmente equipados. Eles contarão com bicicletas para se locomover com facilidade na comunidade, tablets para agilizar os processamento de dados e equipamentos de segurança.

Brinquedoteca – O projeto Vida Ativa disponibiliza recreacionistas, que promovem atividades com as crianças da comunidade, como desenhos, pintura e jogos na Sala Multiuso.

Cozinha Experimental – Uma nutricionista promoverá oficinas com o objetivo de melhorar os hábitos alimentares da comunidade na Sala Multiuso.

Academia ao ar livre – Com auxílio de um educador físico, a comunidade pode praticar exercícios ao ar livre, melhorando ainda mais sua qualidade de vida.

Foto: Agência Tellus

Horta Comunitária – Junto à UBS a comunidade tem acesso a uma horta comunitária, que fornece produtos orgânicos e saudáveis.

Bicicletário – Espaço específico para os usuários e funcionários estacionarem as bicicletas.

Internet livre – Os usuários têm acesso livre à internet por meio de Wi-fi.

Segurança 24h – A UBS tem segurança 24 horas com auxílio de câmeras de segurança e agentes. Todo esse escopo de inovação fez com que a Rede Bem Cuidar fosse eleita a 2ª melhor experiência em saúde do Brasil em 2015 pelo Prêmio InovaSUS – uma iniciativa do Ministério da Saúde, que avalia critérios como inovação, resultado, multiplicação, caráter educativo, participação do trabalhador e sustentabilidade. Para dar continuidade à Rede Bem Cuidar na Rede Municipal de Saúde de Pelotas a Comunitas, está fazendo um diagnóstico para que o projeto possa ser replicado em outras unidades da cidade.

 

Últimas notícias:

Parceira da Comunitas, Caruaru conquista prêmio por projeto de redução da violência

Criado pela Prefeitura de Caruaru, o Juntos pela Segurança conta com ações desenvolvidas em...

Governo do RS conquista Prêmio Excelência em Competitividade com reformas estruturantes apoiadas pela Comunitas

Amplo conjunto de mudanças na carreira do funcionalismo venceu na categoria Boas...

Comunitas e Instituto Butantan realizam primeira assinatura para iniciar construção da fábrica da CoronaVac

A Comunitas e o Instituto Butantan assinaram, hoje (17), um acordo de confidencialidade (NDA) com o...

Reunião apresenta resultados finais de trabalho realizado em cidades do Tocantins

Iniciado em 2019, projeto buscou caminhos de melhorias na gestão pública, mais especificamente no...

Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Projeto liderado pela Comunitas dissemina as boas práticas educacionais de Teresina para Petrolina...