Logo Comunitas

Servidores do Governo do Pará recebem capacitação em parceria com o Juntos

20/09/2017

A parceria entre o Juntos e o governo paraense integra o escopo do Programa Municípios Sustentáveis (PMS), projeto estadual de fomento ao desenvolvimento municipal.

Foto: Ascom/Sead

Visando ampliar, ainda mais, os impactos positivos já obtidos nas cidades integrantes do Programa Juntos, a Comunitas anunciou, no último mês de agosto, uma parceria inovadora com o Governo do Estado do Pará.

LEIA MAIS: Parceria inovadora entre o Juntos e o Governo do Pará focará em ações de aprimoramento da gestão dos municípios

O projeto visa combater o alto desequilíbrio fiscal presente nos municípios brasileiros, em especial, no estado do Pará.  Os resultados do Índice Firjan de Gestão Fiscal reforçam a extensão e a profundidade da crise fiscal no país, sem deixar dúvidas de que ela não está restrita à União e aos estados. Muito pelo contrário. Dos 4.544 municípios analisados, 3.905 (85,9%) apresentaram situação fiscal difícil ou crítica.

LEIA MAIS: Rede Juntos | Crise fiscal é tema de webinário com especialistas na plataforma da Comunitas

A iniciativa capacitará gestores públicos dos municípios do Pará para o equilíbrio fiscal e nos procedimentos necessários para manutenção da adimplência junto ao CAUC. Além de contribuir para a troca de boas práticas em nível regional, fortalecendo a relação entre os municípios e promovendo a busca por soluções coletivizadas. Todas as ações implementadas serão acompanhadas por uma equipe do governo do estado, visando a transferência de metodologia como estratégia de institucionalização para garantir os resultados no longo prazo.

Foto: Ascom/Sead

Para viabilizar esse acompanhamento efetivo, servidores da SEAD, SEPLAN, SEFA e EGPA foram selecionados para compor o Escritório de Gerenciamento desse projeto. Para iniciar as atividades da cooperação, o Juntos – por meio da parceria técnica da Mais Partners, realizou, durante os dias 19 e 20 de setembro, treinamentos para essa equipe , tendo como temas: Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC) e Equilíbrio Fiscal nos Municípios.

CAUC é um serviço que disponibiliza informações acerca da situação de cumprimento de requisitos fiscais por parte dos municípios, dos estados, do Distrito Federal e de organizações da sociedade civil (OSC), necessários à celebração de instrumentos para transferência de recursos do governo federal.

LEIA MAIS: Bate-Bola | Secretário de Finanças de Teresina comenta o desafio do equilíbrio das contas

A capacitação sobre equilíbrio fiscal municipal teve o objetivo passar o contexto dos gastos na gestão pública, lei de responsabilidade fiscal, eficiência dos gastos, metodologia de trabalho, cases na gestão municipal, gestão da mudança, planos de ação relacionados, acompanhamento e resultados esperados.

“O Juntos acredita no poder da troca entre as cidades e nelas como locus de transformação. Os servidores públicos são atores importantes dessa mudança. Através da replicabilidade de boas práticas e troca constante de conhecimento em rede, cada vez mais cidades podem aprimorar seus processos de gestão, resultando em maior qualidade nos serviços prestados à população”, explica a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves.

Últimas notícias:

Comunitas modela projeto de apoio emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade

Com a experiência adquirida ao longo de 20 anos à frente da Comunitas, Regina Esteves,...

Comunitas inicia mobilização de recursos privados para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em SP

A iniciativa busca unir governo, iniciativa privada e sociedade civil para potencializar esforços...

Transferência de renda vira alternativa para mitigar impactos do coronavírus

Ao menos 30 países criaram novos programas de transferência de renda ou fortaleceram os já...

Depois de bater meta de doações para respiradores, Comunitas busca arrecadação para compra de monitores médicos

Para solicitar o número da conta para depósito, clique aqui e entre em contato com a...

Comunitas arrecada R$ 23,5 milhões e doará 345 respiradores para hospitais do Estado de São Paulo

Em caso de dúvida, clique aqui e entre em contato com a Comunitas. Após quatro dias de intensa...

Veja Também:

Tópico de destaque:

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod

Tópico de destaque:

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod

Tópico de destaque:

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod

Tópico de destaque:

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod

Assine nossa Newsletter:

Newsletter

Contato

temaxys
selected
temaxys
temaxys

Tel:XX 000-000-000

mail:contato@dominio.com.br