loading

Santos 500 realiza primeira reunião do conselho

Santos realizou no dia 31, na Associação Comercial da cidade, a primeira reunião do conselho da frente de Planejamento Estratégico, Santos 500, que tem como objetivo definir temas importantes que devem ser trabalhados pelos próximos 30 anos.

Foto: Anderson Bianchi

Para construir um plano de ações que reúna os anseios da sociedade e leve Santos a alcançar um crescimento sustentável, com respostas efetivas às demandas da população, o projeto será desenvolvido por meio de uma cocriação entre o setor público, a sociedade civil, a iniciativa privada e instituições de ensino.

“É um importante passo que gera o engajamento da sociedade civil. Trata-se de um trabalho pioneiro, fundamental nessa nova era de governança compartilhada, e que tem servido de inspiração para outras cidades, como Curitiba. O Planejamento Estratégico para os 500 anos de Santos é uma pequena contribuição que visa apoiar a construção de um futuro melhor para a cidade com o protagonismo da sociedade local”, frisou Regina Célia Esteves de Siqueira, diretora-presidente da Comunitas, na abertura do encontro.

O presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Santini, salientou que a iniciativa fortalece a participação dos santistas na construção do futuro da cidade. “Este é o terceiro encontro do programa Juntos na Associação e estamos inteiramente à disposição para contribuir com o planejamento estratégico e a formação do Conselho da Cidade”, comentou.

O Santos 500 tem como objetivo compreender a dinâmica urbana da cidade e, com o planejamento estratégico,  abarcar questões essenciais como a gestão regional, socioambiental, econômica, produtiva e estrutural da população. Nessa fase inicial é trabalhada a visão de futuro da cidade, com base em  projeções estatísticas, para que sejam identificadas as oportunidades e os desafios para o desenvolvimento do município. No próximo encontro, previsto para acontecer em outubro, o conselho vai discutir sobre as iniciativas estratégicas de cada área. Os grupos setoriais já foram formados nessa primeira reunião e, ao longo dos debates, contarão com a participação de especialistas e outros representantes  da cidade.

André Canoilas, diretor da AMC, mencionou a importância do engajamento dos diferentes atores e instituições para garantir a continuidade do trabalho no longo prazo. “Este ainda é o primeiro encontro, mas podemos expandir e convidar outras organizações para também aderirem ao plano”, salientou.

frente de Planejamento Estratégico faz parte do pilar de Engajamento do Juntos, que tem como objetivo mobilizar e engajar o cidadão na gestão pública por meio de processos e ferramentas de participação, envolvendo cidadãos e líderes empresariais em torno de uma causa comum.

 

Os comentários estão desativados.