Logo Comunitas

Rio Grande do Sul dá início à segunda fase do Projeto Envolver

22/11/2021

O projeto, que visa a valorização do servidor para melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão, tem campanha lançada para atingir 100 mil agentes públicos

Na última semana, o Rio Grande do Sul lançou a segunda fase do programa de valorização do servidor público e mudança da cultura organizacional do Estado. O Projeto Envolver vem sendo conduzido desde o início do ano pelo governo gaúcho, através da parceria com a   Comunitas e com consultoria especializada da Betânia Tanure Associados (BTA), parceira técnica da organização. 

A nova fase do Projeto Envolver RS prevê que cerca de 100 mil agentes públicos do Estado sejam atingidos com campanhas internas, com peças de comunicação desenvolvidas especialmente para divulgação da nova cultura organizacional nos principais locais de trabalho desses profissionais. Além disso, é esperado que, através dessas peças, haja a internalização dos principais pontos a serem desenvolvidos na relação com o público, bem como a transferência desses aprendizados para o atendimento direto. 

A primeira etapa do projeto atingiu cerca de 900 gestores com cargos de liderança, para fazer com que eles tivessem a oportunidade de analisar a cultura organizacional e as condições do ambiente de trabalho, bem como os erros e acertos na conduta durante o desempenho da função. Para isso, foi necessário focar na capacitação desses profissionais, com foco no fortalecimento de comportamentos desejáveis e o enfrentamento de condutas prejudiciais ao andamento das atividades. 

Para o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, “o objetivo do projeto é construir uma cultura de Estado e não de governo, que permaneça presente nas ações dos servidores nos mais diferentes serviços prestados ao cidadão, e também no relacionamento interno nos órgãos”. No momento, inclusive, estão sendo escolhidos multiplicadores para que o trabalho do projeto continue a ser desenvolvido entre os servidores. 

Direcionadores de cultura
Além de banners digitais e cards direcionados aos servidores, cada secretário e o responsável pelo projeto em cada secretaria (ponto focal) receberá um display com os direcionadores para lembrar diariamente da missão do Envolver a longo prazo. Uma das peças da campanha reforça que “Dedicados às melhores práticas individuais, desenvolveremos o Estado inteiro”. Em outra, são elencados os comportamentos a serem fortalecidos e os comportamentos a serem enfrentados da cultura profissional do servidor. 

Outras peças também elencam, além dos comportamentos individuais, as atitudes coletivas que precisam ser incorporadas à cultura organizacional no serviço público estadual, visando comportamentos de mais protagonismo e geração de melhores resultados.

A nova cultura organizacional do serviço público está sendo implementada aos poucos, depois que os direcionadores foram identificados através de um trabalho colaborativo realizado em diversas etapas e que precisam ser reforçados ou enfrentados nas ações dos agentes públicos.

Últimas notícias:

Rio de Janeiro buscou engajamento popular na revisão do Plano Diretor da cidade

Em um cenário de pandemia, a participação de mais de 400 embaixadores do município se mostrou...

Escola de Atletismo e equilíbrio fiscal são destaques em reunião entre Comunitas e prefeitura de Paraty

A reunião de governança da Comunitas é realizada periodicamente entre o Prefeito, secretários e...

Rio Grande do Sul dá início à segunda fase do Projeto Envolver

O projeto, que visa a valorização do servidor para melhorar a qualidade do atendimento ao...

Columbia Global Centers do Brasil lança livro em parceria com a Comunitas

A publicação, lançada no final da tarde de quarta-feira (17/11), traz artigos acadêmicos para...

Caruaru realiza o 3º Fórum Juntos Pela Segurança

O programa, que é apoiado pela Comunitas desde 2019, foi implantado há cinco anos e já conseguiu...