Logo Comunitas

Reunião entre Comunitas e Governo do RS debate cenário econômico e medidas de enfrentamento ao coronavírus

03/04/2020

A Comunitas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizaram, no último dia 27, mais uma Reunião de Governança do Programa Juntos. O momento serviu para debater os desafios enfrentados pelo estado, principalmente em razão da pandemia provocada pela Covid-10 (coronavírus).

Parte da reunião foi dedicada à apresentação da situação fiscal do estado gaúcho, com destaque para os principais resultados de 2019, como a redução do déficit orçamentário inicialmente previsto de 2 bilhões de reais, a estabilidade do fluxo de caixa e o fato do histórico de precatórios pela primeira vez não ter crescido.

Leia também: Aprovada, reforma construída com apoio do Programa Juntos pode gerar economia de R$ 6 bilhões ao Governo do RS

Segundo o secretário da Fazenda, Marco Aurélio Santos Cardoso, o primeiro bimestre de 2020 demonstrou um crescimento da receita de 15% em relação ao ano passado e ainda houve evolução em relação à quitação dos salários. Contudo, a situação atual de enfrentamento ao Covid-19 (coronavírus) apresenta um cenário preocupante, com previsão de queda da arrecadação do ICMS e necessidade de medidas fiscais emergenciais.

Ainda em relação ao coronavírus, a secretária de Saúde gaúcha, Arita Bergmann, apresentou as principais ações do governo gaúcho no combate à crise da Covid-19. De acordo com a gestora, o governo atuará na contratação de novos profissionais na área de saúde e já obteve recursos para abertura de UTIs e compra de equipamentos. “Considero essencial o decreto de calamidade pública e a necessidade de um plano de ação para este momento”, disse.

Leia também: Comunitas inicia mobilização de recursos privados para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em SP

O governador Eduardo Leite destacou, também, a ação do Estado no desenvolvimento de pesquisa científica conjunta com a Universidade Federal de Pelotas, com objetivo de compreender a população contaminada pelo coronavírus, contando com a elaboração de 20 mil testes.

“Sabemos que é desafiador a implementação de políticas sociais neste momento no qual o Estado precisa agir rapidamente, por este motivo a Comunitas vem somando esforços com sua rede de lideranças privadas para auxiliar o maior número de gestões públicas possíveis”, afirmou Regina.

Leia também: Comunitas modela projeto de apoio emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade

Realizada por meio de videoconferência, a reunião contou com a participação do governador Eduardo Leite; da diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves; membros da Governança da Comunita, José Roberto Marinho, Luiz Ildefonso Simões Lopes e Rubens Ometto; membros da governança do Programa Juntos, Ricardo Corrêa da Silva e Haroldo Stumpf, ambos da Intermetro; de um dos parceiros estratégicos do Juntos, Marcos Lutz, da Cosan; e de um dos líderes empresariais locais, Bruno Zaffari, do Grupo Zaffari. Também participaram os secretários da Fazenda, Saúde, Governança e Gestão Estratégica e Planejamento, Orçamento e Gestão.

Leia também: Inova Juntos apoia Governo do RS na modernização do atendimento ao cidadão

 

 

Crédito da foto na capa: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Últimas notícias:

Resumo | Secretários estaduais de Fazenda defendem pacto nacional por Reformas, durante encontro da Comunitas

A Comunitas realizou, ontem (04), uma imersão digital com secretários estaduais, com o objetivo...

No Tocantins, equipamentos hospitalares começam a ser entregues

A ação foi resultado da mobilização realizada junto à BRK Ambiental. Começaram a ser...

Vídeo e resumo | Comunitas reúne prefeitos para debater os desafios das cidades durante a Covid-19

A Comunitas realizou, na última sexta-feira (22), mais uma conferência digital, dessa vez para...

Projeto de transferência de renda liderado pela Comunitas chega a Santos, Guarujá e Cubatão

A ação foi resultado da mobilização, em conjunto, das empresas VLI, Rumo, MRS, Hidrovias, Teg e...

AGENDA | Comunitas reúne prefeitos para debater os desafios das cidades durante a pandemia

A conferência será aberta ao público e transmitida ao vivo pela plataforma Zoom. Clique aqui e...