Logo Comunitas

Reunião de Governança reúne prefeituras de Teresina, Petrolina e Caruaru

30/10/2020

A Comunitas e as prefeituras de Teresina, Petrolina e Caruaru, realizaram, no último dia 28, uma reunião de Governança em conjunto, com a participação de líderes públicos e privados parceiros das cidades. Em pauta, os resultados obtidos pela parceria da Comunitas com as três cidades ao longo dos últimos quatro anos.

Leia também: Comunitas e prefeituras de Santos, Pelotas e Paraty realizam reunião de governança em conjunto

Além dos prefeitos Firmino Filho (Teresina), Miguel Coelho (Petrolina) e Raquel Lyra (Caruaru), da diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, e de alguns dos membros da governança da Comunitas – Ana Helena Vicintin, Luiz Ildefonso Simões Lopes, José Roberto Marinho e Solange Ribeiro, estiveram presentes no encontro virtual lideranças empresariais parceiras estratégicas e do Juntos, como Cloves Carvalho, da Votorantim, João Paulo Neves, da Neoenergia, e Leonardo Queiroz, da Viana & Moura Construções. Também participaram secretários municipais das prefeituras.

“Esse encontro proporciona uma interessante troca de experiências entre as cidades, pois temos aqui Firmino, que deixa um legado importante para Teresina e para a rede formada pela Comunitas, e dois jovens prefeitos, Miguel e Raquel, que carregam uma importante bagagem para o próximo ciclo nas prefeituras de Petrolina e Caruaru”, afirmou Regina.

Teresina

Em Teresina, o destaque ficou por conta das ações realizadas para equilíbrio fiscal, trabalho que atualmente está no 5º ciclo de implementação, obtendo ganhos diretos de eficiência na arrecadação e do gasto público, que vem sendo trabalhados desde 2015. Os impactos deste ganho podem ser observados, por exemplo, na qualificação e planejamento dos investimentos em Educação que renderam ao município, em 2019, o melhor IDEB entre as 27 capitais, com nota 7,4 anos iniciais e 6,3 nos anos finais.

“Manter o equilíbrio das contas é fundamental para garantir que os investimentos sejam realizados e proporcionar a melhoria da qualidade da gestão e dos serviços ofertados aos cidadãos, como a Educação”, disse José Roberto.

Caruaru

Em Caruaru, um dos principais resultados foi na área educacional, que, com o apoio do projeto de replicabilidade da experiência de Teresina, alcançou bons avanços no último ciclo do IDEB. Nos anos iniciais (1º ao 5º ano), Caruaru ficou com a média 5,5, que representa um crescimento de 5,8% em relação ao resultado de 2017 e 1,9% acima da meta de 5,4 estabelecida para o período. Nos anos finais (6º ao 9º ano), a cidade obteve média de 4,9 – não atingiu a meta, porém a nota representa um crescimento 22,5% em relação ao registro anterior, demonstrando a capacidade de recuperação para o futuro.

Leia mais: Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Outro destaque foi no campo da Segurança Pública, com o Juntos pela Segurança – projeto liderado pela Prefeitura de Caruaru, com apoio da Comunitas e parceria da Open Society Foundations. A iniciativa tem se desenvolvido em duas frentes principais, a reformulação e priorização das ações do Juntos pela Segurança e a implementação do Observatório de Prevenção à Violência.

Recentemente, o projeto foi um dos vencedores do Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade, premiação que busca reconhecer práticas inovadoras e bem-sucedidas aplicadas pelos membros RAPS em seus mandatos, relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no fortalecimento da democracia e dos mecanismos de transparência e prestação de contas e à sustentabilidade.

Leia mais: Parceira da Comunitas, Caruaru conquista prêmio por projeto de redução da violência

Petrolina

Em Petrolina, a educação também foi destaque, com o projeto replicado de Teresina. Segundo a secretária da pasta, Margareth Zaponi, a iniciativa possibilitou a estruturação de um processo de monitoramento e intervenção pedagógica que foi planejado e aplicado em toda a rede municipal de ensino da cidade.

Os resultados foram evidenciados com a melhoria significativa na alfabetização, segundo a secretária, que destacou que Petrolina foi o único município com mais de 100 mil habitantes a alcançar a meta de alfabetização estabelecida pelo SAEPE e, seguindo este mesmo critério, também obteve a melhor nota do IDEB tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais. “Agradeço a Comunitas pelo apoio, efetividade, relevância das ações que foram trazidas, o trabalho realizado permitiu acelerar e potencializar os resultados apresentados”, declarou.

Leia também: Em mentoria para pré-candidatos, secretária exalta resultados obtidos pela Educação de Petrolina

“O engajamento dos prefeitos é essencial para esses resultados obtidos com a Comunitas. Essa energia é transformadora e está refletida na excelência dos projetos apresentados. São ótimos resultados conquistados a partir da soma de esforços e do verdadeiro engajamento dos servidores em busca de um resultado comum”, acredita Solange Ribeiro.

Últimas notícias:

Fábrica que dá autonomia ao Brasil na produção da Coronavac ficará pronta em outubro

A Comunitas está participando da governança e liderando a obra da fábrica, ao lado do Governo de...

Comunitas na Folha de SP | Parceria público-privada ativa 360 leitos do SUS para Covid-19 em Campinas

A rede Mário Gatti de hospitais foi apoiada pela iniciativa Ações de Enfrentamento à Covid-19,...

Com participação do BISC, relatório internacional que mede impacto global do investimento social é lançado

Clique aqui e confira a publicação completa Foi lançado o Global Impact at Scale: Corporate...

Comunitas divulga prefeitos selecionados para mentorias individuais da Jornada Desafios dos Futuros Prefeitos

Além de mentorias individuais, os(as) prefeitos(as) selecionados(as) receberão um diagnóstico...

Comunitas finaliza primeira fase de mentorias para prefeitos e equipes de transição de governo municipal

A segunda etapa será realizada no final de janeiro, com foco no desenvolvimento do plano de metas...