loading

Reunião de Governança | Juntos fortalece parceria e novas frentes em Paraty

Lideranças do Programa Juntos estiveram ontem (27), em Paraty (RJ), para mais uma reunião de Governança. Os destaques do encontro ficaram para os avanços das novas frentes de educação, o fortalecimento das ações de prevenção à violência e iniciativas inovadoras vinculadas à juventude.

Participaram da reunião o prefeito de Paraty, Carlos José Gama Miranda – o Casé, a diretora-presidente da Comunitas, Regina Célia Esteves de Siqueira, dois dos membros do Núcleo de Governança do Juntos, José Roberto Marinho e Ana Helena Vicentin, além de líderes locais do setor privado, secretários municipais e representantes dos parceiros técnicos do programa em Paraty.

O trabalho em conjunto com o Juntos tem sido um divisor de águas em Paraty

Casé

Na abertura da reunião, Marinho ressaltou os avanços de Paraty a partir da parceria entre o Juntos e a Prefeitura, como o esforço de equilíbrio fiscal, as melhorias obtidas na educação e o aprimoramento da gestão na saúde. “O maior desafio, agora, é transformar esta parceria vitoriosa em ferramenta para a construção de uma política consistente de valorização da juventude e de prevenção à violência”, disse.

Na Educação, os 13 indicadores de avaliação de desempenho que foram construídos pela Parceiros da Educação, consultoria técnica responsável pela iniciativa, com a Secretaria Municipal de Educação, auxiliarão a cidade a avançar, ainda mais, no Ideb e reduzir as diferenças de desempenho entre as escolas da rede.

Já na área de Segurança, o Instituto Igarapé apresentou o protótipo do observatório de prevenção à violência. A diretora do Instituto, Ilona Szabó, expôs então as metas para a terceira etapa do trabalho em Paraty, que deve envolver a implementação do observatório e o início de novas frentes de trabalho.  As ações integram a criação de uma agenda municipal de segurança cidadã em Paraty, construída com base nos indicadores de violência pelo próprio Instituto, também com apoio do programa em Parceria com a prefeitura.

Segundo o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Fernando Veloso, Paraty oferece oportunidades singulares para aliar a proposta de prevenção à violência com uma articulação efetiva com as forças de segurança pública.

Durante o encontro, houve a apresentação do anteprojeto do Centro de Formação e Economia Criativa (Cefec), um espaço que pretende ser um diferencial no acolhimento e promoção de ações voltadas para a juventude de Paraty e que conta com o apoio do Juntos.

Ainda para a juventude paratinense, parcerias já existentes auxiliam a prefeitura da cidade em ações estratégicas. Exemplo da parceria entre a prefeitura com o Galpão Aplauso, com o apoio do Juntos, que resulta no oferecimento, gratuito, de cursos para jovens moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social da cidade de Paraty e entorno; e do apoio da recém-criada Coordenadoria de Juventude, com objetivo de planejar políticas públicas para juventude, levando em consideração as reivindicações encaminhadas à prefeitura.

No encerramento, Ana Helena Vicentin destacou o sentimento recompensador dos líderes com os resultados obtidos na cidade de Paraty.

 

 

Comunitas

A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país.

Dentre suas ações, está o Programa Juntos. De caráter apartidário, o Juntos reúne alguns dos maiores líderes brasileiros do setor privado, empenhados em investir recursos financeiros, experiências e competências técnicas, com a proposta de mostrar que a iniciativa privada, a sociedade e os municípios, unidos, podem investir em inovação, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

Atualmente, o Juntos está presente nas cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Petrolina (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI) e Itirapina (SP) – atingindo mais de 24 milhões de cidadãos.

Reunião de Governança

As Reuniões de Governança têm como objetivo debater sobre expectativas, desafios e oportunidades da atuação do Programa Juntos nas cidades que fazem parte da rede. Ela envolve o Núcleo de Governança do Juntos – formado por grandes líderes empresariais brasileiros, prefeitos, secretários integrantes dos comitês gestores e parceiros técnicos do programa.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *