loading

#Retrospectiva2017 | Conheça as iniciativas da Comunitas voltadas para o desenvolvimento do país

2017 certamente foi um ano de muitas conquistas para a Comunitas, e não poderíamos terminar o ano sem listar algumas das coisas boas que aconteceram.

 MAIS. MELHOR. JUNTOS. 

O Programa Juntos se consolidou, ainda mais, como um modelo inovador e, sobretudo, eficiente de transformar os investimentos sociais em ações que impactem positivamente as cidades brasileiras.

Com essa constatação, veio, também, grandes desafios. Neste ano, o Juntos oficializou a entrada de duas grandes capitais: São Paulo (SP) e Salvador (BA) e Porto Alegre (RS). E mais: Caruaru e Petrolina, ambos no interior pernambucano, além da carioca Niterói, vieram somar o time de cidades interessadas em buscar a eficiência da gestão pública.

E dando mais um passo em direção à ampliação dos impactos positivos já obtidos nas cidades integrantes do programa, a Comunitas firmou uma parceria inovadora com o Governo do Estado do Pará. O objetivo é buscar melhorar a gestão fiscal das cidades, com base no que já foi alcançado nas demais cidades do Programa Juntos.

O Juntos finaliza o ano já alcançando diversas cidades brasileiras. Nosso time, agora, é formado por São Paulo (SP), Salvador (BA), Campinas (SP), Petrolina (PE), Caruaru (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP) e Teresina (PI) e Niterói (RJ). Além disso, atua por meio da replicabilidade das ações em diversas outras cidades do país.

Tudo isso faz com que as ações do Juntos atinjam, ao menos, mais de 24 milhões de cidadãos brasileiros.

 COMPARTILHAR APRENDIZADO 

O programa ainda possui a convicção de que bons resultados devem ser compartilhados, por esse motivo, em 2017, foram produzidas novas publicações metodológicas que detalham os processos das frentes de atuação.

O uso da tecnologia na Gestão Pública” é a publicação que visa oferecer para as administrações públicas  uma forma de garantir a eficiência em diversos processos internos e redução de gargalos, além de dar mais efetividade nos gastos públicos, diminuir processos burocráticos, atender às demandas por serviços de qualidade, e construir conexões entre órgãos, criando diálogo entre departamentos.

Apresentando um panorama da educação no Brasil – o funcionamento do sistema educacional, o diagnóstico da realidade, desafios e estratégias, além de práticas inspiradoras –, a publicação de “Como Melhorar o Ideb – Experiências que Funcionam“, traz projetos que proporcionam ensino público de qualidade e equidade. O conteúdo foi produzido em parceria com o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getulio Vargas, dirigido por Claudia Costin – uma das maiores especialistas em políticas educacionais do país

O livro “Aspectos Jurídicos das Relações Público-Privadas no Brasil”, construindo em parceria com a Mattos Filho, aborda maneiras organizadas e legítimas de implementar parcerias público-privadas, possibilitando que a iniciativa privada participe junto com o Estado em uma série de ações, passando a contribuir mais com ele e ficando alerta em relação à sua atuação.

Último lançamento, a publicação “O papel dos municípios na segurança pública: o caso do Pacto Pelotas Pela Paz”, produzido em parceria com o Instituto Cidade Segura, tem como objetivo ser um guia que apresenta a experiência de Pelotas no combate à violência por meio da implementação de políticas públicas que contam com a articulação e engajamento de todos os setores da sociedade, o Pacto Pelotas Pela Paz.

 PLATAFORMA DE TROCA DE CONHECIMENTO 

Com a expansão do Programa Juntos, percebeu-se que para ampliar o programa em escala nacional, disseminar o conhecimento gerado a partir das nossas frentes de trabalho e fortalecer a rede de troca e aprendizado, precisaríamos ter a tecnologia como aliada.

Foi como surgiu a plataforma digital Rede Juntos. Desde o lançamento, em março, o espaço estabeleceu-se como um local de troca e aprendizado, de forma aberta e acessível, onde o usuário tem disponível conteúdos exclusivos em gestão pública, além da possibilidade de entender mais detalhadamente sobre os projetos com o próprio gestor – seja prefeito, diretor ou secretário municipal.

Na plataforma, as publicações da Comunitas estão de forma “wikizada”, permitido que o conteúdo seja editável por um grupo de especialista parceiro da rede, tornando-os cada vez mais aprimorado. Com as trilhas de conhecimento, o usuário poderá afunilar os assuntos buscados, mesclando temas para que a plataforma ofereça conteúdos mais afunilados. A ferramenta conta, também com uma programação de webinários e mini-cursos, com temas relevantes que possibilitem a gestão pública obter mais conhecimento para auxiliar no enfrentamento de desafios na área.

A Rede Juntos possui conteúdos em diversas mídias, como textos, PDFs, vídeos e podcasts. E para facilitar mais o acesso, tem aplicativos disponíveis para Android e iOS (dispositivos Apple).

 DEBATES POR CIDADES MELHORES 

Para fortalecer a rede de gestores públicos engajados e comprometidos com a busca pela melhoria dos serviços públicos entregues aos cidadãos, a Comunitas promoveu mais de 30 reuniões de governança, reuniões de liderança e Encontro Rede Juntos, em 2017. Os encontros servem como espaço de debate, troca e reflexão acerca dos desafios e soluções importantes para o país.

Encontro Rede Juntos

Em Salvador (BA), gestores públicos e especialistas de nove estados brasileiros, além de representante do Chile, reuniram-se para debater boas práticas realizadas pela gestão pública.

Já em São Paulo (SP) e Curitiba (PR), a pauta foi uma educação pública de qualidade. O encontro reuniu diversos secretários municipais de educação e especialistas na área para debater e compartilhar experiências.

São Paulo

 

Curitiba (Foto: Cesar Brustolin/SMCS)

A inovação na gestão de pessoas, serviços e investimentos, foi o tema de mais um Encontro Rede Juntos sediado na capital paulista, que contou com apoio do Insper.

Na Espanha

Ampliando a troca de conhecimento sobre gestão pública para outros países, a gerente de Conhecimento da Comunitas, Bruna Santos, participou do XXII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, realizado pelo Centro Latinoamericano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), no último dia 16, na cidade de Madri (Espanha).

O encontro – principal congresso de administração pública do mundo ibero-americano – reúne, anualmente, representantes de governos, academia e representantes da sociedade civil, para debaterem temas relacionados a administração pública.

Urban Thinkers Campus

Em agosto, a Comunitas convidou a população para debater a relação entre a cidade e o cidadão. O encontro representou uma oportunidade para pensar soluções inovadoras para as urbes brasileiras.

Com o tema “A nova governança urbana: Quem decide? Entre o cidadão e a cidade”, o Urban Thinkers Campus Brazil (UTC Brazil), foi realizado pela Comunitas, em parceria com a Onu Habitat, o Canal Futura e o Instituto Amani.

E o UTC contou, ainda, com momentos para o engajamento e aprimoramento das gestões públicas – um dos focos primordiais do Programa Juntos.  O Instituto Amani – organização internacional que tem a missão de desenvolver profissionais que criem soluções para os problemas sociais – promoveu uma oficina para oferecer aos administradores ferramentas que gerem mais impacto social.

A gestão fiscal do RJ

Realizado pela Federação da Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) em parceria da Comunitas e da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), o seminário “Pacto pelo Compromisso com a Gestão Fiscal dos Municípios do Rio de Janeiro” reuniu prefeitos e secretários de Fazenda e Planejamento dos municípios cariocas.

O encontro convidou os gestores públicos à uma reflexão sobre as soluções disponíveis para a crise fiscal enfrentada pelos municípios do estado do Rio, a partir de boas práticas nacionais e internacionais de gestão fiscal.

 DESENVOLVIMENTO DOS GESTORES PÚBLICOS 

Em 2017, a Comunitas continuou investindo no aprimoramento e empoderamento dos gestores públicos, e contemplou seis deles com bolsa de estudo para o Master em Liderança e Gestão Pública (MLG), programa de pós-graduação (latu sensu) com módulo internacional realizado na Universidade de Oxford, no Reino Unido, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), organização parceira da Comunitas. A ideia é contribuir para que os gestores públicos obtenham mais ferramentas para a solução de questões estratégicas para a cidade.

 ESPAÇO DE REFLEXÃO 

Completando 10 anos, o Encontro de Líderes promoveu novamente um espaço de reflexão de lideranças, públicas e privadas, acerca do seu papel no desenvolvimento do país. Neste ano, os temas foram Inovação em Governo e Parceria Público-Privada” e “Governança Compartilhada”, e participaram diversas lideranças do Brasil, além de Colômbia e Estados Unidos.

 INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO EM PAUTA 

O lançamento da edição que celebrou 10 anos da pesquisa Benchmarking de Investimento Social Corporativo (BISC) reuniu diversos especialistas, executivos sociais e representantes da sociedade civil para um debate acerca do panorama e desafios do investimento social privado, usando os dados da pesquisa como base.

Foto: Mariana Lima

A primeira década do relatório BISC foi comemorada por meio de uma retrospectiva dos caminhos percorridos pelas empresas, no campo social, na última década, assumindo o compromisso que a pesquisa firmou de transformar sua história em um legado para os próximos anos, ao olhar para trás para ajudar a pensar o futuro.

 

Todas essas atividades da Comunitas rendaram diversas menções em grandes veículos da imprensa, o que torna a organização cada vez mais convicta de que no aprimoramento da gestão pública brasileira está a chave para o desenvolvimento sustentável do país.

 

 

Porque sabemos que para fazer melhor

A gente precisa, de fato, fazer juntos!

Obrigada a todos os parceiros que fazem parte desse belo trabalho conosco!

Vamos Juntos para 2018?

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *