loading

Retrospectiva 2019 | Confira 5 entrevistas realizadas pela Comunitas com especialistas

Durante todo o ano, a Comunitas realizou diversas entrevistas com especialistas, para que explicassem melhor os principais desafios da gestão pública brasileira.

Confira 5 destes Bate-Bolas:

 

#  “Soluções que parecem mágicas costumam ser ineficazes”, explica cientista política Ilona Szabó

Para combater os altos índices de violência encontrados no Brasil, é fundamental rever o que foi feito até hoje e analisar, de forma crítica, o modelo de se pensar segurança pública. Para abordar como prevenir a violência com uso de evidências científicas, o Bate-Bola dessa vez é com Ilona Szabó, cientista política e diretora-executiva do Instituto Igarapé – organização parceira da Comunitas.

Clique aqui e leia mais.

 

#  “Não é possível gerir o país com leis e protocolos do século passado”, afirma ex-secretária do governo mineiro

Graduada em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais, e especialista em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro e em Gestão Pública e Legislação Urbana na Universidade Cândido Mendes, Renata Vilhena tem um vasto conhecimento na área pública.

Além disso, Renata é a consultora parceira da Comunitas responsável pelo desenvolvimento de um novo desenho para a estrutura administrativa do Estado de Minas Gerais.

Clique aqui e leia mais.

 

#3  “Pensar as cidades é pensar a qualidade de vida da maioria dos habitantes do planeta”, explica especialista em planejamento urbano

Para avançar e aprofundar o debate acerca do plenejamento urbano, a convidada do Bate-Bola foi Ariadne Daher, arquiteta-urbanista sócia do Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), escritório criado pelo renomado urbanista brasileiro, de mesmo nome, que trabalha na criação de iniciativas para melhoria da qualidade de vida nos ambientes urbanos.

Ariadne é a especialista contratada pela Comunitas para liderar, junto com a Prefeitura de Santos, um projeto de planejamento urbano para a cidade.

Clique aqui e leia mais.

 

# “Se as regras do uso da tecnologia não forem claras, podem gerar problemas à polícia”, afirma cofundador do Instituto Igarapé

Para entender melhor sobre oportunidades que a tecnologia possibilita quanto ao combate e prevenção da violência, o Bate-Bola dessa vez conversa com Robert Muggah, cofundador do Instituto Igarapé e diretor da área de pesquisa da entidade.

Robert é especialista em segurança e desenvolvimento e além de cofundador do Igarapé, também é coordenador de pesquisa da Fundação SecDev, dedicada à segurança na internet.

Clique aqui e leia mais.

 

#5  “Em tempos de crise, a importância do planejamento é ainda mais ressaltada”, explica diretor do Programa Juntos

Em 2019, a Comunitas aceitou novos desafios, e abarcou também governos do estado em sua rede. São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul se juntaram ao Pará (parceiro desde 2017), para que, juntas, lideranças públicas e privadas possam encontrar caminhos para desenvolvimento do Brasil.

Para abordar o assunto, o convidado do Bate-Bola foi Washington Bonfim, diretor do Programa Juntos. Washington é doutor em Ciências Sociais e já foi professor da Universidade Federal do Piauí, além disso é ex-secretário de Planejamento e também de Educação, da Prefeitura de Teresina.

Clique aqui e leia mais.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *