loading

Retrospectiva 2019 | A Comunitas e a busca pelo fortalecimento de lideranças e por inovação

O aprimoramento da gestão pública é um dos motes da Comunitas, que acredita não ser possível chegar a isso se não houver investimento nos gestores e servidores públicos do País. Por este motivo, a organização desenvolve uma série de ações que busca o fortalecimento das habilidades de diversas lideranças públicas.

E em 2019 não foi diferente. Confira:

 

Formações

Governadores, prefeitos e secretários na Johns Hopkins

Em julho, a Comunitas levou governadores, prefeitos, secretários, membros do legislativo e especialistas para aprender sobre gestão pública e trocar experiências no International Program for Public Leaders in Washington DC, realizado na Universidade Johns Hopkins (EUA).

Durante cinco dias de curso, o grupo de 28 lideranças públicas teve a oportunidade de debater os motivos de sucesso e insucesso de diversos projetos, para que sejam ampliados seus repertórios de soluções na construção de políticas públicas sólidas em contextos complexos. Foram abordados cases de diversas partes do mundo, mas que tenham, de alguma forma, proximidade com os cenários existentes nas cidades e estados brasileiros.

Leia também: 5 temas estudados por governadores e prefeitos em curso nos EUA

Parceria com o Renova

Preparando novas lideranças para entrar para a política, o RenovaBR conta com a parceria da Comunitas para o desenvolvimento e oferecimento do novo programa voltado a candidatos a prefeitos e vereadores nas eleições de 2020, o RenovaBR Cidades.

Utilizando toda expertise acumulada com a liderança do Programa Juntos – iniciativa que busca alavancar projetos estruturantes de melhoria da gestão pública, a Comunitas apoia o RenovaBR Cidades no desenvolvimento de lideranças políticas capazes de envolver o público na discussão da realidade local. Como resultado, foram 1519 cidadãos formados de 455 territórios.

Leia mais: Comunitas e RenovaBR oferecem curso para candidatos a prefeitos e vereadores em 2020

Programa de bolsas para gestores públicos

Acreditando no potencial dos servidores e gestores públicos como atores fundamentais para a verdadeira e perene transformação da administração pública, a Comunitas contemplou mais quatro lideranças públicas com bolsas de estudos para o Master em Liderança e Gestão Pública (MLG), curso oferecido pelo Centro de Liderança Pública, com módulo internacional realizado na Blavatnik School of Government, em Oxford.

O objetivo central do curso, lato sensu, é formar atores para a melhoria efetiva do serviço público, com o uso de políticas públicas baseadas em evidências, foco na mudança de cultura e na articulação política com equilíbrio entre técnico e político, para que líderes possam ter uma visão estruturante das políticas públicas.

Leia mais: Conheça os quatro servidores selecionados pela Comunitas para bolsas de estudos em gestão pública

 

Nova plataforma Rede Juntos

Há dois anos a Comunitas criou a Rede Juntos, plataforma digital que tem como objetivo oferecer conhecimento, gratuito, à gestores e servidores públicos. A plataforma nasceu com o intuito de sistematizar e ampliar os impactos dos projetos realizados pelo Programa Juntos, para que cada vez mais cidades possam implementar ações de melhoria no serviço público. No local, estão disponíveis conteúdos em diversos formatos, à exemplo de textos, artigos, cartilhas, vídeos, entrevistas, chatbot, e, mais recentemente, podcasts com lançamentos mensais.

Em 2019, a plataforma registrou 40 mil leitores por mês – um aumento de 364% se comparado à 2018. Mas para o próximo ano, a Rede Juntos almeja muito mais, e para isso estão previstas ações para remodelação e otimização da plataforma, como a reestruturação do layout com base na melhoria da experiência para o usuário, a inclusão de gameficação e fórum de discussão, além do alinhamento direto com o Inova Juntos.

Leia mais: Rede Juntos | plataforma gratuita de gestão pública que mais cresce no País

 

Inova Juntos

Durante o Encontro de Líderes 2019, houve o lançamento institucional do Inova Juntos – laboratório de inovação em gestão pública liderado pela Comunitas. O local, sediado na capital de São Paulo, atenderá a prefeitos e governadores, com o objetivo de ajudá-los a solucionar questões locais e pontuais da gestão pública, com projetos que possam ser replicados para outras administrações.

O objetivo do Inova Juntos é fomentar a experimentação, renovação e cocriação, com bases nos conceitos de inovação aberta. Além disso, serão explorados aprendizados, insights e estratégias consideradas vantagens comparativas da Comunitas, adquiridas ao longo dos últimos anos.

Leia mais: Comunitas reúne gestores públicos para cocriação de laboratório de inovação em gestão pública

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *