Retrospectiva 2018 | A Comunitas teve destaque na imprensa brasileira


Em 2018, a Comunitas obteve diversas menções em reportagens em grandes veículos brasileiros, fazendo as iniciativas se transformarem em inspiração para todo o país. Confira a lista com alguns destaques da imprensa.

 

#1  Exame | Políticos brasileiros vão à escola em Nova York

A disputa à Presidência da República em 2018 tem dado motivos para o desânimo com a falta de preparo das lideranças políticas brasileiras. Mas, fora do circo eleitoral, há sinais de gente disposta a estudar e se preparar para ajudar a tornar o Estado mais eficiente. Exemplo disso foi a viagem de uma comitiva de prefeitos, servidores públicos e empresários que, em julho, passou por um curso de gestão pública na Universidade Colúmbia, em Nova York, patrocinado pela Comunitas.

Leia a matéria completa clicando aqui.

Leia também: Bate-Bola | Prefeitos brasileiros abordam curso oferecido pela Comunitas em NY

 

#2  Jornal Nacional | Parceria com Teresina para melhorar educação

A Comunitas teve destaque no principal telejornal brasileiro, o Jornal Nacional, para falar sobre as ações que a organização está implementando em parceria com a Prefeitura de Teresina, visando tornar a educação pública da capital piauiense ainda melhor.

O intuito é ampliar os resultados obtidos por Teresina no ranking do IDEB divulgado recentemente, que demonstrou que a cidade tem a melhor educação pública entre as capitais do Brasil. Com esse resultado, referente à 2017, a capital do Piauí passou do terceiro lugar para a primeira posição do ranking.

Assista a matéria completa clicando aqui.

Leia mais: Parceira do Juntos, Teresina tem o melhor ensino público entre as capitais do país

 

 

#3  Exame | Choque de gestão no Pará é exemplo para cidades brasileiras

Até pouco tempo atrás, era dura a vida de quem dependia de serviços públicos em Castanhal, município paraense de 200.000 habitantes. As dívidas em 2017 eram 10% superiores à arrecadação anual, de 225 milhões de reais. Há um bom tempo, a prefeitura tinha deixado de pagar sua parte na Previdência dos servidores.

O ciclo vicioso só começou a mudar após um esforço, inédito no Brasil, de promover um pente-fino em larga escala nas prefeituras problemáticas. Chamado de Municípios Sustentáveis, o projeto tem sido tocado desde outubro pela Comunitas (com apoio do Instituto Humanize), no qual empresários financiam inovações na gestão pública, em parceria com o governo paraense.

Leia a matéria completa clicando aqui.

Leia também: Conheça Iara, que apoiará municípios na busca pelo equilíbrio das contas

 

 

#4  Estadão | Além da crise: gestão de resultados

Os empresários continuam a dedicar seu tempo à melhoria da administração pública, que afeta a competitividade do País, e a patrocinar seminários e estudos sobre o tema. Por meio do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, ligado à Comunitas, organização envolvida em várias ações de apoio ao setor público, um grupo de grandes empresários presta consultoria gratuita a 15 prefeituras.

Leia a matéria completa clicando aqui.

Assista: Depoimento da Governança do Programa Juntos

 

 

#5  Exame | O que os políticos brasileiros podem aprender com Warren Buffett

O gestor público americano William Eimicke tem um currículo invejável. Nos anos 80, foi o responsável pela construção de mais de 200 000 casas populares no estado de Nova York, onde serviu como uma espécie de braço direito do então governador democrata, Mario Cuomo. Em seguida, na gestão do também democrata Bill Clinton na Casa Branca, Eimicke chefiou uma equipe responsável por mudar a lei habitacional, dando mais poder a estados e municípios.

Para ele, o Programa Juntos, da Comunitas, é exemplo de parceria que têm conseguido melhorar o desempenho de prefeituras no Brasil usando capital de origem privada para financiar projetos de inovação da máquina pública desenhados com participação da sociedade.

Leia a matéria completa clicando aqui.

Leia também: Juntos é exemplo de investimento social em livro produzido por filantropo americano em parceria com professor da Universidade de Columbia

 

 

#6  Valor Econômico | Encontro de Líderes tem destaque no Valor Econômico

É necessário ajuste fiscal no setor público, disse a secretária-executiva do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi. “Não adianta empurrar o ajuste para o próximo, não adianta municípios e Estados quererem mais recursos da União, não adianta a União empurrar mais despesas para os Estados. Isso não terá efeito, já vimos isso nos últimos quatro anos”, disse a secretária-executiva em evento da Comunitas realizado em São Paulo na manhã desta sexta-feira.

Leia a matéria veiculada pelo Valor Econômico clicando aqui.

Leia também: Realizado pela Comunitas, Encontro de Líderes reúne empresários, gestores públicos e especialistas para debater o futuro do Brasil

 

 

#7  Exame | Em SP a convite da Comunitas, prefeito de Medellín concede entrevista para Exame

Durante o Encontro de Líderes, fórum anual realizado pela Comunitas, o prefeito de Medellín (Colômbia), Federico Gutiérrez, concedeu entrevista para a revista Exame, abordando a relação entre o setor público e a iniciativa privada para a superação de desafios municipais, à exemplo da violência.

Leia a matéria completa clicando aqui.

Leia também: Em vídeo da Rede Juntos, prefeito de Medellín e diretor na Universidade de Columbia debatem lideranças públicas

 


 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *