Logo Comunitas

Retomada econômica e educacional são destaques em reunião entre líderes da Comunitas e da Prefeitura de Teresina

21/08/2020

A Comunitas e a Prefeitura de Teresina (PI) realizaram, ontem (20), mais uma reunião entre os líderes da Governança. O encontro serviu para apresentar resultados obtidos com a parceria, além de decidir, em conjunto, os futuros passos da cooperação.

Além do prefeito Firmino Filho, e da diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, estiveram presentes na reunião secretários municipais de diversas pastas, e, também, líderes empresariais parceiros da Comunitas, como Bernardo Piquet, da Stone, e João Paulo Neves, da Neoenergia. “Teresina é uma das cidades que estão sempre à frente. O que queremos com a Comunitas é somar esses esforços”, disse Regina.

Uma das pautas da reunião foi o equilíbrio das contas públicas do município. A área conta com apoio da Comunitas desde 2014 – que faz o acompanhamento das ações hoje lideradas pela prefeitura. A equipe da Secretaria de Finanças destacou o plano formulado para redução de despesas e custeio para administração no ano de 2020. O trabalho é composto por 104 ações, entre emergenciais e estruturantes, envolvendo 28 órgãos municipais.

Outro destaque foram as medidas desenvolvidas pela prefeitura para retomada da economia da cidade. Denominado Teresina Competitiva, o projeto visa desenvolver ações segmentadas para melhoria da competitividade nos negócios de serviços de Saúde, Moda e Educação – de uma segura tanto para os empresários, quanto para as instituições e cidadãos.

Leia também: Governo Federal e Secretários Estaduais debatem os desafios dos Estados durante encontro da Comunitas

Por meio da “Iniciativa Cluster”, o Teresina Competitiva pretende ativar a mudança estratégica nas áreas de negócio delimitadas com base na análise de mercado, que resultará no desenvolvimento de diagnósticos, estratégias, plano de ação e governança. A segunda etapa do projeto, adicionará os setores de Construção, Automotores e Turismo.

Além disso, para reativação da economia, a prefeitura pretende realizar atividades como a formação de grupos impulsores, formados por representantes de empresas, instituições comerciais e bancárias;  a detecção, por meio de entrevistas, dos principais desafios enfrentados pelo empresariado e quais os caminhos para enfrentá-los (à exemplo da obtenção de crédito e aparatos de logística); e a identificação da demanda de mercado atual e práticas nacionais e internacionais.

Assista: Comunitas reúne prefeitos para debater os desafios das cidades durante a Covid-19

“A área da Saúde, por exemplo, pode ser mais explorada economicamente. Nossa cidade atende pacientes e famílias de sete estados, isso gera renda não só para hospitais e clínicas, mas também para o setor de alimentação e hotelaria”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Raul Lívio, que também apresentou o projeto Teresina THEch, que visa fomentar a inovação como elemento transversal ao desenvolvimento econômico local, por meio de cinco eixos: Startups, Educação, Valley, Maker Investimentos.

Com mais de 90 mil alunos e professores distantes das escolas desde março, a retomada da rede municipal de Educação também teve destaque no encontro. A prefeitura apresentou as diretrizes sanitárias para o retorno presencial das aulas, com medidas que incluem distanciamento social de, pelo menos, 2 metros; disponibilização de materiais de higiene pessoal, como lavatórios, álcool em gel e equipamentos de proteção; protocolos periódicos de higienização dos ambientes; além do monitoramento da saúde da comunidade escolar, com aferição diária da temperatura e testagem dos profissionais e alunos.

Assista: “Quanto maior o tempo fora da escola, maior chance de evasão”

Para elaboração das ações e garantia do retorno seguro às aulas, a Prefeitura Municipal vem desenvolvendo estratégias previamente, à exemplo da instituição de um comitê intersetorial da Secretaria Municipal de Educação, com a participação de membros da Fundação Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Educação; o monitoramento regular da situação epidemiológica da Covid-19 em Teresina; e o diagnóstico da capacidade de atendimento da rede, condições para sua readequação e aquisição dos materiais necessários.

Teresina também estabeleceu diretrizes pedagógicas para o retorno gradual das aulas presenciais, que incluem a adoção de ensino híbrido (aulas presenciais e remotas); a revisão curricular; e a reorganização do calendário escolar e a inclusão do sábado como dia letivo.

As ações para retomada da educação em Teresina foram realizadas com apoio consultivo do epidemiologista e ex-Secretário Nacional de Vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, por meio do apoio da Comunitas.

Leia também: Comunitas disponibiliza especialistas em saúde para apoiar governos nas decisões tomadas durante a pandemia

“Estamos tomando todos os cuidados para garantir o retorno às aulas seguro para toda comunidade, pois sabemos que são graves os impactos sociais, emocionais e econômicos gerados com as escolas fechadas”, afirmou o prefeito Firmino Filho.

Leia também: Comunitas lança jornada para auxiliar na formulação de planos de governo de impacto

Últimas notícias:

Fábrica que dá autonomia ao Brasil na produção da Coronavac ficará pronta em outubro

A Comunitas está participando da governança e liderando a obra da fábrica, ao lado do Governo de...

Comunitas na Folha de SP | Parceria público-privada ativa 360 leitos do SUS para Covid-19 em Campinas

A rede Mário Gatti de hospitais foi apoiada pela iniciativa Ações de Enfrentamento à Covid-19,...

Com participação do BISC, relatório internacional que mede impacto global do investimento social é lançado

Clique aqui e confira a publicação completa Foi lançado o Global Impact at Scale: Corporate...

Comunitas divulga prefeitos selecionados para mentorias individuais da Jornada Desafios dos Futuros Prefeitos

Além de mentorias individuais, os(as) prefeitos(as) selecionados(as) receberão um diagnóstico...

Comunitas finaliza primeira fase de mentorias para prefeitos e equipes de transição de governo municipal

A segunda etapa será realizada no final de janeiro, com foco no desenvolvimento do plano de metas...