loading

Reformas estruturantes e modernização do Tudo Fácil são destaques em reunião de governança com Rio Grande do Sul

No primeiro encontro de 2022, estado gaúcho apresentou os avanços das frentes apoiadas pela Comunitas

 

Na sexta (17), lideranças da Comunitas e do Núcleo de Governança participaram de uma reunião com integrantes do Governo do Rio Grande do Sul. O objetivo do encontro foi abordar os avanços das diversas frentes que a Comunitas vem apoiando desde 2018 no Estado.



Participaram da reunião Eduardo Leite, governador; Artur Lemos Júnior, secretário-chefe da Casa Civil; Marco Aurelio Santos Cardoso, secretário da Fazenda; Cláudio Gastal, secretário de Planejamento, Governança e Gestão, e Raquel Teixeira, secretária de Educação.

O Secretário Marco Aurélio apresentou um panorama das frentes implementadas pelo Governo no período de 2019-2021, com destaque para as reformas administrativa, da previdência e tributária, todas aprovadas. A primeira, inclusive, foi uma das inspirações para a Comunitas no desenvolvimento da Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas.

Além das ações em curso no campo das privatizações, outro ponto importante abordado pelo secretário foi a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). “É a primeira vez desde 2009 que há superávit nas contas do governo gaúcho. O pedido de adesão ao RRF foi aprovado em janeiro deste ano e a sua homologação e início estão previstos para maio ou junho.”

Para Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, a adesão ao RRF vai permitir que o Estado possa reequilibrar as contas ao longo dos próximos anos e reverter a crise fiscal que tem atrapalhado o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “O equilíbrio fiscal é premissa imprescindível para o investimento em áreas prioritárias do Governo, bem como para a qualidade de vida da população”, defendeu. 

O secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal, apresentou o projeto desenvolvido em parceria com a Comunitas para frente de modernização do atendimento ao cidadão, destacando a importância da atualização das unidades físicas da Rede “Tudo Fácil”. Uma das ações diretamente apoiadas pela organização foi a inauguração da loja de Lajeado, em funcionamento há dois meses.

A unidade ocupa um espaço de 626 m² no Shopping Lajeado e faz parte do projeto de desburocratização e agilidade no atendimento ao cidadão. De acordo com os estudos, devem ser realizados cerca de 250 mil atendimentos por ano na nova loja da Rede Tudo Fácil, que conta com 18 guichês e 90 funcionários para atender a aproximadamente 700 pessoas por dia.

O governador Eduardo Leite comentou as ações realizadas em sua gestão, salientando outras iniciativas para além das reformas estruturantes. “A criação de um novo ambiente econômico para investimentos, a redução do endividamento e a possibilidade de investimentos do governo gaúcho de mais de R$ 5,6 bilhões no programa Avançar também são exemplos de sucesso.” 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *