loading

Rede Bem Cuidar inaugura quarta unidade

Cerimônia de inauguração foi na tarde do último sábado sábado

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Sanga Funda agora é Rede Bem Cuidar. Esta é a quarta unidade a se adequar ao projeto, desenvolvido por meio do Programa Juntos, em uma parceria entre o município e a Comunitas – organização parceira do Poder Executivo. No último sábado (07), uma cerimônia foi organizada pelo executivo no CTG Unidos da Querência, próximo da UBS, com brinquedos infláveis, pipoca e o projeto Vida Ativa, que leva atividades físicas aos bairros do município.

Leia mais: Investimento social privado e saúde pública | uma parceria de resultados

Até virar Rede Bem Cuidar, foram cerca de oito meses de trabalho, relembra a secretária de Saúde, Ana Costa. “A primeira, na Bom Jesus, foi um trabalho praticamente da consultoria, a segunda, no Simões Lopes, já envolveu mais o governo. A terceira, que fica na Guabiroba, foi feita somente pelo governo. Esta quarta resolvemos inovar e envolver junto a Universidade Católica de Pelotas”, conta. Esta novidade, diz, envolve os alunos dos cursos de medicina com a prática já na sua formação. A rede busca oferecer um atendimento diferenciado e mais humanizado aos pacientes.

Foto: Diário da Manhã de Pelotas

O programa já é executado desde dezembro, mas só agora foi “inaugurado oficialmente”. Com a nova sistemática, foram realizadas reuniões com a comunidade, que fez reivindicações nos serviços prestados na unidade. Entre os pedidos atendidos estão o fim das filas para ficha de atendimento, possibilitando agendamentos, além do acolhimento das pessoas que chegam e a instalação de um grupo de atividades físicas com o projeto Vida Ativa.

Leia mais: Rede Bem Cuidar | Cartilha de Soluções

Patrícia Ferreira, que se divertia com o filho em brinquedos infláveis disponíveis para a cerimônia de inauguração, fez elogios à reforma do posto e o atendimento dos servidores. “Sempre tem atendimento. Antes eram oito fichas, hoje muita gente é atendida num dia”, defende. Ela também integra o projeto Vida Ativa, que leva duas vezes por semana atividades físicas para moradores do bairro.

Reforçar a rede

Ana Costa lembra que a instalação da Rede Bem Cuidar atende uma promessa do programa de governo de Paula Mascarenhas (PSDB). A Secretaria de Saúde garante que mais duas serão viabilizadas até o final do governo e uma terceira é estudada para a Zona Rural. Ana também não revelou quais serão as duas próximas da rede.

Com informações do jornal Diário Popular.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *