Logo Comunitas

Projeto criado com apoio do Programa Juntos é apresentado para Obama

06/10/2017

De passagem pelo Brasil, o ex-presidente americano conheceu o modelo da Rede Bem Cuidar, apresentado pelo ex-prefeito de Pelotas Eduardo Leite.

Foto: Obama Foundation

Integrante da rede Juntos, o ex-prefeito de Pelotas (RS), Eduardo Leite, se reuniu com o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, durante a tarde de ontem (05), em São Paulo.

No encontro, Obama buscou conhecer projetos de transformação social desenvolvidos pelos jovens e que trouxessem desafios de como organizar a participação da população.

Ao ex-presidente, Leite apresentou a Rede Bem Cuidar – iniciativa desenvolvida com apoio do Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável – que estabelece um novo conceito de atendimento para a população de Pelotas: ampliando a capacidade de acolhimento, elevando a qualidade dos serviços ofertados e focando em ações que contribuam para a prevenção de doenças.

“Ao invés do governo municipal vir com a solução pronta para uma Unidade Básica de Saúde (UBS), nós envolvemos a comunidade que usa o posto de saúde. Buscamos construir com essa sociedade as soluções, assim, além de validarmos, a população se sente participante e protagonista na construção. Obama concordou muito com minha fala”, disse Eduardo Leite, que deixou o cargo de prefeito pelotense com 87,2% de aprovação popular.

No momento, mais de 100 profissionais trabalham no atendimento de mais de 6 mil pessoas, mensalmente, nas UBS de Bom Jesus e Simões Lopes, além da recém-inaugurada UBS Guabiroba, garantindo um atendimento mais humanizado para os moradores.

Como reconhecimento do bom resultado, a Rede Bem Cuidar foi eleita a 2ª melhor experiência em saúde pelo prêmio InovaSUS, do Ministério da Saúde, em 2015. O projeto também recebeu premiação do Centro de Design Ativo de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 2016, sendo uma das 12 experiências reconhecidas mundialmente – a única brasileira.

Encontro com Obama

O ex-prefeito de Pelotas foi um dos 11 selecionados para o encontro, promovido pela recém-criada Fundação Obama, que reuniu brasileiros com alguma ligação com instituições norte-americanas e que fossem envolvidos com projetos de engajamento social.

Barack Obama esteve de passagem pelo Brasil para participar do Fórum Cidadão Global, evento promovido ontem (05), pelo jornal Valor Econômico e o Banco Santander, que teve como objetivo iniciar um diálogo sobre a responsabilidade das pessoas na construção de um futuro melhor.

“Será que a gente pode refazer a nossa política de forma que inspire as pessoas a ultrapassarem o que as dividem, seja na raça, nos legados, na cultura e, dessa forma, encontrar o traço comum de humanidade, substituindo o medo à esperança?”, indagou o ex-presidente americano durante sua palestra.

 

Com informações do Diário Popular.

 

 

Sobre o Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o Programa Juntos é uma iniciativa de caráter apartidário, que reúne alguns dos maiores líderes brasileiros do setor privado, empenhados em investir recursos financeiros, experiências e competências técnicas, com a proposta de mostrar que a iniciativa privada, a sociedade e os municípios, unidos, podem investir em inovação, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

O Programa Juntos está presente diretamente nas cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA), Campinas (SP), Petrolina (PE), Caruaru (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI), Itirapina (SP) – atingindo mais de 24 milhões de cidadãos. Além disso, atua por meio da replicabilidade das ações em diversas outras cidades do país.

Últimas notícias:

Comunitas reúne executivos sociais em mais um Grupo de Debates da Rede BISC

Momento objetiva o aprofundamento das análises da pesquisa BISC, intercâmbio de experiências...

Comunitas e prefeitura apresentam o Pacto Araguaína pela Paz

Além do Pacto, durante a reunião também foram apresentados os primeiros dados coletados sobre a...

Com apoio da Comunitas, Observatório de Prevenção à Violência avança em Caruaru

O projeto que visa a redução da violência na cidade pernambucana conta com parceria da Comunitas...

Comunitas disponibiliza especialistas em saúde para apoiar governos nas decisões tomadas durante a pandemia

Com objetivo de auxiliar, ainda mais, os governos nos desafios provocados pela Covid-19, a...

Equipamentos hospitalares mobilizados pela Comunitas já chegaram a 17 cidades brasileiras

Cidades de cinco estados do País receberam equipamentos, que já auxiliam na abertura de mais de...