Logo Comunitas

Programa para a redução da violência em Pelotas é referência em conferência internacional

27/09/2021

Viabilizado com o apoio Comunitas e Open Society Foundation, o Pacto Pelotas pela Paz é case de sucesso e inspiração para outros países

 

Quatro anos se passaram desde que Pelotas, cidade do Rio Grande do Sul, deu início à reformulação do seu programa de combate à violência, o Pacto Pelotas pela Paz. De lá para cá, a criminalidade na região tem caído exponencialmente em comparação com o período anterior à mudança. E o esforço, realizado em conjunto entre a prefeitura pelotense, Comunitas e Open Society Foundation (OSF), se tornou um dos destaques da conferência internacional com o título Reducing Homicides at the Local Level: Experiences of Brazil, Colombia, Mexico and Guatemala (Reduzindo assassinatos a nível local: experiências do Brasil, Colômbia, México e Guatemala, em tradução livre), realizado no último dia 23. 

Todos os índices de criminalidade do município foram reduzidos, o que mostra o engajamento da sociedade, bem como dos gestores e das forças policiais. Em quase 50 meses de implantação, o Pacto Pelotas Pela Paz apresenta os seguintes números: 89% de queda nos índices de homicídios dolosos e latrocínios; queda de 74% na incidência de roubos a pedestres; e a ocorrência de roubos nos transportes públicos e coletivos teve a impressionante diminuição de 95%. Os números foram analisados do primeiro semestre de 2017 até o final do mesmo período de 2021. 

Embora o resultado da iniciativa já tenha conseguido mudar radicalmente a realidade dos cidadãos de Pelotas, que agora moram numa cidade bem menos violenta, ainda tem muito mais a ser feito. Dentre os planos para evolução do projeto, um sistema está em fase de programação para acompanhamento dos estudantes em situação de vulnerabilidade social e risco para a violência do município. Essa tecnologia está em fase de desenvolvimento através da parceria entre a prefeitura pelotense e uma empresa de tecnologia – disponibilizada por meio da colaboração com a Comunitas

O Pacto Pelota Pela Paz foi a iniciativa precursora da Comunitas no âmbito da segurança pública e, diante dos resultados, passou a ser replicada em outras quatro cidades brasileiras, sempre respeitando as particularidades de cada uma. Os outros municípios participantes são Niterói (RJ), Paraty (RJ), Caruaru (PE) e Araguaína (TO).

      Clique aqui e conheça o projeto completo.

Últimas notícias:

Ananindeua, cidade do Pará, busca engajamento cidadão através de aplicativo de consulta popular

Engajar a população para saber quais demandas atender é um desafio e tanto para as esferas...

Rio Grande do Sul recebe mais de 1000 sugestões de projetos na Consulta Popular

Com aporte de R$30 milhões, a Consulta deste ano foi realizada de forma 100%...

Comunitas publica primeiro estudo sobre a contratualização do Brasil

O livro Mapa da Contratualização dos Serviços Públicos do Brasil foi escrito em parceria com a...

Jornada para Gestores da Comunitas é transformado em livro

A publicação narra como a Comunitas apoiou líderes públicos a planejarem sua gestão durante e...

Aluna da Escola de Atletismo em Paraty (RJ) participa de Campeonato Brasileiro de Sub-16 em Curitiba

A iniciativa é uma parceria entre a Comunitas e a Prefeitura de Paraty que visa o combate à...