Teresina
O que já fizemos?
Em Teresina atuamos em diversas ações de engajamento social, gestão e, dentre os principais resultados estão as ações fiscais que, desde 2015, tem o acompanhamento da Comunitas. Os resultados possuem destaque e inspiram outras cidades, além de ter ajudado Teresina a conquistar um resultado importante como melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nas capitais, com o menor custo por aluno. Essa conquista, além de importante para a cidade, está inspirando outras regiões a desenvolverem ações semelhantes. Caruaru, Petrolina e Paraty criou um grupo, junto a Comunitas e a Prefeitura de Teresina, em busca da mesma melhoria em Educação.
Santos
O que já fizemos?
Dentre as principais ações realizadas na cidade, o ajuste das contas merece destaque. O trabalho, que contou com a parceria da Comunitas, hoje encontra-se com os resultados em sustentabilidade pela prefeitura mas demonstra que todo o aprendizado deu certo. Em 2019, a prefeitura santista fechou o ciclo com o endividamento a curto prazo zerado – em 2018, a dívida era de R$ 144 milhões. As contas melhor equilibradas possibilitaram que a prefeitura santista investisse, em 2019, acima dos limites constitucionais em áreas de maior demanda para a população – como Saúde (21,57%) e Educação (27,47%).
A cidade também é um case no desenvolvimento de ações em busca da diminuição da mortalidade infantil. Junto com a Comunitas, a cidade apresentou o menor índice de mortalidade infantil da história da cidade, com o índice parcial de 9,1 óbitos por mil nascidos vivos, em 2019.
São Paulo
O que já fizemos?
Após a realização do Programa de Metas 2017-2020 da cidade – com apoio do Programa Juntos, que obteve aproximadamente 24 mil sugestões da sociedade civil, a organização apoiou a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Licenciamento Urbano (SEL), na criação do Aprova Rápido, projeto com objetivo de reduzir o tempo de emissão do alvará – por meio de um licenciamento mais ágil e transparente. Até fevereiro de 2020, o Aprova Rápido já havia registrado mais de 450 processos e alcançou a mediana de tempo para aprovação de 75 dias – número abaixo da meta de 90 dias definida para este ano e bem inferior aos 1.000 dias para liberação de alvarás identificados no início do projeto.
Juiz de Fora
O que já fizemos?
Em parceria da Prefeitura de Juiz de Fora, o Programa Juntos – iniciativa liderada pela Comunitas, realizou diversos projetos para estimular a aproximação entre o poder público municipal e a população. É o caso do Bem Comum Bairros, que leva o prefeito e secretários para audiências públicas com a população, tirando dúvidas e ouvindo sugestões. Além disso, durante a ação são realizados atendimentos de saúde e de outros serviços públicos, atividades físicas orientadas, atrações culturais.
Pelotas
O que já fizemos?
Iniciativa da prefeitura com parceria do Programa Juntos e da Open Society Foundations, o Pacto Pelotas pela Paz reúne um conjunto de estratégias desenvolvidas para redução da criminalidade a partir de ações com a articulação e engajamento de todos os setores da sociedade. Dois anos após sua implementação, os indicadores de criminalidade apresentam redução gradual, graças ao trabalho conjunto das forças policiais sob liderança do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).
10 cidades
As cidades de Gurupi, Porto Nacional, Guaraí, Miranorte, Paraíso e Colinas, uniram-se no programa Municípios em Rede, que, com apoio do Juntos, buscará caminhos de melhorias na gestão pública, mais especificamente no equilíbrio das contas públicas em 2020.
Araguaína
O que já fizemos?
Araguaína foi a primeira cidade do Tocantins a fazer parte da rede que busca melhoria da gestão pública. Além de Segurança Pública, em Araguaína serão desenvolvidos projetos que buscarão o equilíbrio sustentável das contas, com ações também voltadas para o aumento da arrecadação. Além disso, serão formatados projetos estratégicos nas áreas de saneamento básico: o crescimento econômico do município e sua representatividade no estado também ampliaram os desafios na área urbana, como o aumento da violência e maior demanda por saneamento básico, tendo em vista sua influência na saúde pública.
Selecione no mapa e conheça nossos locais de atuação.