loading

Programa Juntos e Prefeitura de Caruaru lançam projeto voltado para redução da violência

Caruaru é mais uma cidade parceira do Programa Juntos que recebe trabalhos voltados para a redução dos índices de criminalidade.

Mesmo destacando-se como um dos principais polos econômicos, médico-hospitalar, acadêmico, cultural e turístico do agreste pernambucano, Caruaru carregou a desagradável 4ª posição como cidade mais violenta de Pernambuco, em 2017, e a 3ª em números absolutos de homicídios. Apesar da substancial queda de 36% no índice de assassinatos, em 2018 (seguindo uma tendência estadual), os dados ainda tornam a segurança pública uma das grandes preocupações da gestão pública municipal.

Foto: Jorge Farias

Para combater estes índices alarmantes encontrados na cidade, o Programa Juntos – com apoio da Open Society Foundations, auxiliará a Prefeitura de Caruaru no fortalecimento do Plano Municipal de Segurança Pública, criado pela gestão municipal caruaruense, em 2018. O lançamento do trabalho foi realizado hoje (04), em reunião com a presença da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

“Segurança pública também é prioridade na nossa gestão e vamos continuar empenhados para que mude a questão da violência em Caruaru. Acredito que o apoio da Comunitas será importante para a concretização desse desejo”, afirmou a prefeita.

Leia também: Equilíbrio das contas da Prefeitura de Caruaru

O desafio do trabalho é fortalecer, institucionalizar e ampliar o Plano já construído pela Prefeitura Municipal – denominado “Juntos pela Segurança”. O foco principal da proposta é melhorar a eficácia das ações do município na redução de homicídios, por meio de um diagnóstico detalhado de como os serviços municipais podem intervir na vida da vítima, além de aperfeiçoar o uso de dados e tecnologia para a construção de políticas de prevenção à violência, com ênfase principalmente em cidadãos vulneráveis. O trabalho terá ações de curto, médio e longo prazo, e para liderar o desenvolvimento junto à prefeitura, a Comunitas contratou a consultoria do Instituto Cidade Segura e da consultora Melina Risso.

Assim como nas cidades de Pelotas (RS) e Paraty (RJ) – que também contam como apoio do Programa Juntos na área de segurança, o trabalho em Caruaru será baseado em uma nova concepção de Segurança Pública, que anda sendo construída em diversos países do mundo, onde o problema da violência passou a ser tratado com políticas públicas multidisciplinares integradas, planejadas e proativas. Essa concepção é conhecida como Segurança Pública Baseada em Evidências, e aproxima o conhecimento científico da prática das ruas.

Leia também: Realizado com apoio do Juntos, projeto de equilíbrio fiscal em Caruaru é finalista de premiação

Com previsão de duração de 18 meses, o trabalho também levará em conta a sustentabilidade da iniciativa. O projeto se baseia na melhoria das capacidades do município na análise de dados e na elaboração de protocolos dentro da política pública já em vigor (por exemplo, Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Referência Especializado de Assistência Social), para lidar com os problemas mais recorrentes. Reduzindo, dessa forma, as chances de descontinuidade em caso de mudança de prefeito.

Foto: Jorge Farias

O projeto não visa apenas reduzir os homicídios em Caruaru, mas, também, definir um modelo que outras cidades possam adotar, já que os protocolos serão elaborados em políticas públicas definidas no nível federal.

“A Prefeitura de Caruaru já demonstrou interesse e compromisso com a melhoria da segurança da cidade. Agora, o Programa Juntos chega para auxiliar a administração pública municipal, utilizando a experiência adquirida em outras cidades onde desenvolvemos ações de prevenção à violência – com resultados significantes. À exemplo de Pelotas, que registrou redução em 50% de crimes como homicídios, latrocínios e infanticídios no primeiro quadrimestre de 2019”, explica Washington Bonfim, diretor do Programa Juntos.

Leia também: Prefeitura de Caruaru remodela licenciamento urbano com apoio da rede do Programa Juntos

Durante a reunião, a secretária de Segurança e Ordem Pública, Karla Viera, demonstrou satisfação em receber a Comunitas. “Agradeço a oportunidade de poder trabalhar com os melhores especialistas no tema do país”, disse. Além de ressaltar a importância da parceria, o delegado da Polícia Civil, Bruno Vital, destacou que Caruaru tem um ótimo relacionamento com as polícias e reforçou a importância dessa aproximação da prefeitura para sucesso das políticas de segurança.

 


 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *