loading

Professores recebem formação em Paraty

Os professores da rede municipal de Paraty (RJ) participaram, nos últimos dez dias, das etapas finais de formação do programa Compasso e de qualificação do ensino de matemática – duas frentes apoiadas pelo Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável no município.

A formação final do Compasso envolveu mais de 80 professores, em um encontro realizado no dia 20 de outubro, no Centro de Educação Infantil Pingo de Gente 1, no bairro Mangueira.

Inicialmente, o encontro abordou a resolução de problemas no ambiente escolar. Os professores se dividiram em grupos para discutir o tema e depois apresentaram suas soluções e avaliaram suas possíveis consequências dentro das escolas.

Na segunda fase do encontro, os professores foram convidados a falar sobre a escola ideal e, também em grupos, apresentaram o resultado do debate na forma de projetos.

O Compasso trabalha com as habilidades socioemocionais dos alunos nas salas de aula e desenvolve as competências cognitivas e a empatia entre os estudantes. Com estas iniciativas, o programa reduz os problemas de comportamento e de indisciplina nas escolas. Com apoio do Juntos, o programa está presente hoje em todas as escolas públicas do primeiro ciclo do ensino fundamental em Paraty.

A formação dos professores e coordenadores em matemática foi coordenada pela equipe do Instituto Qualidade da Educação (IQE) e fez uma avaliação da aplicação das sequências pedagógicas na reta final do ano letivo.

Divido em dois grupos, a primeira parte da formação envolveu os professores do 1º ao 3º anos na Escola Parque da Mangueira.

A segunda etapa, realizada no dia 27 de outubro, mobilizou os professores da região costeira, onde há turmas multisseriadas do 1º ao 5º anos do ensino fundamental.

As frentes de educação em Paraty têm a parceria técnica do Parceiros da Educação São Paulo. Além do Compasso e da formação em matemática, está em andamento a gestão para os resultados nas escolas.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *