Logo Comunitas

Primeira incursão de equipe do Colab gera expectativas para novos recursos do aplicativo

19/10/2018

O lançamento dos novos recursos do aplicativo de participação popular Colab deu início a uma série de capacitações e reuniões com secretarias da Prefeitura da Juiz de Fora (PJF). A equipe formada pelo coordenador de Operações do Colab, Guilherme Andrade, e pelo gerente de Operações, Gustavo Carvalho, passa a ter compromissos mensais na cidade para acompanhar a implantação do novo módulo e desenvolvimento das ferramentas do aplicativo.

Leia também: Com apoio da Comunitas, Prefeitura de Juiz de Fora fará consultas à população através de aplicativo

Foto: Prefeitura de Juiz de Fora

Após a sequência de treinamentos junto aos servidores, a equipe Colab participou de uma integração na Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), nrsta quinta-feira, 18, com o secretário da pasta Rodrigo Tortoriello. Na Settra, a equipe foi apresentada ao Centro de Controle e Monitoramento. O centro é responsável pela supervisão, pelo monitoramento e pela operação do funcionamento do trânsito e oferece informações em tempo real no site da PJF. A supervisão trabalha de forma integrada às atualizações dos aplicativos Waze e CittaMobi.

Leia também: Artigo | O desafio do aprendizado compartilhado | por Fernando Schüler

Na parte da tarde, a equipe do Colab integrou diversos alinhamentos junto a servidores da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e um balanço geral das reuniões e treinamentos com o secretário de Comunicação Social, Michael Guedes. “Essa expansão do trabalho do Colab prevê a presença mensal da equipe aqui, o que enriquece todo o processo. Os servidores receberam bem os treinamentos, como uma oportunidade de ampliarmos a participação do cidadão”, afirmou o secretário.

Leia também: Bate-Bola | Secretário de Comunicação de Juiz de Fora aborda engajamento popular e comunicação pública

O gerente de Operações, Gustavo Carvalho, ressaltou o dinamismo das ações na Prefeitura no Colab. “O trabalho de Juiz de Fora já havia me impactado bem positivamente por conta da dinâmica e do fluxo já estruturados no atendimento ao cidadão. Estou bem ansioso para aprofundarmos esse trabalho principalmente pela sinergia que pudemos sentir aqui entre a demanda que o Colab traz e a maneira como a administração se relaciona com a cidade, criando esse dedo de prosa digital através das consultas à população”.

Colab

O Colab foi considerado o melhor aplicativo urbano do mundo em 2013 pela News Cities Foundation, e ficou entre os cinco melhores aplicativos de participação e Governo do mundo, pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. No mesmo ano foram apontados como negócio com maior impacto social do mundo e a plataforma com maior potencial global, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Postado no portal da Prefeitura de Juiz de Fora.

Últimas notícias:

Comunitas e Governo de SP iniciam pagamento de benefícios para alunos em extrema pobreza

A verba extra para os estudantes mais carentes será garantida por meio de uma iniciativa da...

“Haverá recursos também para a prevenção da população?”, questiona Regina Esteves em matéria do Jornal O Globo

Em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus, Estados já negociam empréstimo...

Reunião entre Comunitas e Governo do RS debate cenário econômico e medidas de enfrentamento ao coronavírus

A Comunitas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizaram, no último dia 27, mais uma...

Renda básica lança luz sobre o desafio ético do nosso tempo

por Fernando Schüler* Eliminação da miséria é fronteira civilizatória, assim como foi, no...

Comunitas modela projeto de apoio emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade

Com a experiência adquirida ao longo de 20 anos à frente da Comunitas, Regina Esteves,...