loading

Prefeituras de Santos e Recife se reúnem para troca de experiências na saúde

Encontro realizado com intermediação da Comunitas faz parte de estratégia de troca de experiências entre territórios para gerar replicabilidade de boas práticas

Com intermediação da Comunitas, as prefeituras do Recife e de Santos realizaram um encontro nesta terça (08) para apresentar o projeto de interligação de 72 unidades de saúde via fibra óptica do município paulista. A organização incentiva a troca de experiências entre os territórios da Rede para que boas práticas da administração pública possam ser compartilhadas e replicadas pelo país.

Além de representantes da Comunitas, participaram da reunião os prefeitos de Recife e Santos, João Campos e Rogério Santos. Compondo o time da capital pernambucana estavam o secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Matos; a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque; o secretário executivo de Transformação Digital, Rafael Figueiredo; e o diretor-presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Bernardo D’Almeida. Além do prefeito, o município paulista foi representado pelo secretário de Planejamento e Inovação, Fábio Ferraz, e pelo secretário-adjunto de Saúde, Denis Valejo

Fábio Ferraz contou que a ideia de interligar as unidades de saúde em Santos surgiu em 2013, com o objetivo de promover mais agilidade na troca de informações entre os entes do sistema municipal de saúde, refletindo na melhora no atendimento ao cidadão e na redução de custos com serviços de telefonia.

A partir daí, foi iniciada a implementação da Infovia, uma rede de comunicação, formada por cabos de fibra óptica, que transmite voz, dados e imagens entre dispositivos conectados ao sistema. São 400 km de fibra, que permitem uma conectividade expressiva entre as unidades. O histórico de todo projeto passa pela instituição do Grupo Técnico de Informatização da Saúde, passando pela contratação do sistema, implementação na Atenção Básica, Hospitais, UPAs, manutenções e otimizações, até chegar em 2022, com a adoção de cloud service.
Segundo Ferraz, além da implementação do sistema, é necessário fazer adequações também na estrutura física das unidades de saúde. “Para que o sistema seja verdadeiramente eficiente, a minha recomendação é, também, fazer melhorias físicas nas unidades, como na recepção, consultórios médicos, consultório odontológico, sala de vacina, sala de dispensação de medicamentos, administração e enfermagem e almoxarifado”.

A contratação de uma plataforma que faça a integração dos sistemas também fez parte do escopo do projeto. E é através dessa integração que é possível ter vários serviços tecnológicos, como prontuário eletrônico único, controle de vacinação, controle de agendamento de consultas e exames, dispensação de medicamentos após leitura de código de barras e identificação do paciente através de biometria.

A plataforma tem permitido que o sistema de faturamento do SUS seja preenchido cada vez melhor. O resultado foi um aumento na performance do SUS, requisito necessário para recebimento de recursos federais. O faturamento aumentou em 142% desde a implementação da iniciativa.

O próximo passo é o desenvolvimento de um aplicativo para que o cidadão tenha acesso ao agendamento de consultas e exames, que, atualmente, é feito via 0800 ou whatsapp.

Para João Campos, prefeito do Recife, fica a gratidão à Comunitas por promover o encontro. “Embora a equipe de planejamento de Recife já tenha visitado o Centro de Operações em Santos, fica essa importante troca de experiência entre os municípios. Parabéns por esse incrível trabalho que está sendo feito em Santos”.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *