loading

Teresina gera economia de mais de R$ 26 milhões

Fonte: Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação de Teresina

Técnicos da Prefeitura de Teresina apresentaram ao prefeito Firmino Filho as oportunidades de otimização de gastos do poder público municipal para os próximos meses. A apresentação ocorreu hoje (28) durante reunião da frente de Equilíbrio Fiscal, com foco na redução de despesas, do programa de aprimoramento da gestão pública Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

Na reunião, os gestores de pacotes mostraram o detalhamento das principais despesas e como elas podem ser otimizadas sem comprometer a qualidade do serviço público. Segundo levantamento preliminar feito pelos gestores, é possível otimizar R$ 26,5 milhões em despesas.

“A reorganização dos gastos públicos é de extrema importância para o município de Teresina, principalmente por conta do cenário econômico nacional em que vivemos. O foco dessa economia é manter ou melhorar a qualidade dos serviços, com menores custos”, destacou o secretário municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), Washington Bonfim.

Identificada parte das oportunidades de economia, o próximo passo é definir as metas, elaborar o plano de ação e fazer o controle e monitoramento dos dados.

Para o secretário municipal de Finanças, Jalisson Hidd, esses procedimentos são importantes para otimização dos gastos, a partir da implementação de uma sistemática de gestão de despesas em todas as secretarias, órgãos municipais e suas unidades.

Ele lembra que, por meio dos trabalhos da frente de Equilíbrio Fiscal com foco em receitas, foi possível incrementar a arrecadação do município. “Na frente de receitas, iniciada há um ano, conseguimos fazer com que a receita própria do município passasse de 28% de toda a receita para 31%. Esperamos ter êxito também agora, na frente de despesas, iniciada há um mês”, completou Jalisson Hidd.

Juntos

O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável (Juntos) é um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais. Liderado pela organização social Comunitas, está presente em 12 cidades brasileiras. As frentes de aprimoramento de receitas e de redução de despesas do Juntos são desenvolvidas com a Falconi Consultores de Resultados, parceira técnica da Comunitas no Juntos.

Os comentários estão desativados.