loading

Prefeitura de Paraty realiza pesquisa com jovens da cidade

Em 2018, 34 jovens de Paraty (RJ), com idade entre 16 e 22 anos, participaram de uma pesquisa que visava entender a percepção sobre a qual vivem, desejam, e suas expectativas na relação com a cidade. A análise delimitava a nova etapa da agenda municipal de Juventude no município – um trabalho realizado pela Prefeitura Municipal, com apoio da Comunitas – por meio da consultoria técnica contratada do CENPEC.

Leia também: Papo de Responsa inspira jovens em Paraty

O resultado da pesquisa foi apresentado na manhã de ontem (27) para o prefeito de Paraty, Carlos José Gama Miranda, e, durante a tarde, para os jovens que participaram da pesquisa e sociedade civil interessada.

Denominada “Ser Jovem em Paraty, a consulta entrevistou jovens de diferentes segmentos, sendo representantes da sociedade civil e do poder público. A proposta foi conhecer a experiência de ser jovem e morador da cidade atualmente, acessando, especialmente, a dimensão pública de suas trajetórias.

Leia também: Paraty recebe projeto “Território da Juventude”

O objetivo era fornecer pistas importantes sobre lugares possíveis de intervenções envolvendo diferentes atores que podem agregar forças aos planos do governo municipal e principalmente à consolidação da Coordenadoria da Juventude do Município e Paraty.

Resultados

Durante a pesquisa, o afeto pela cidade foi verbalizado por praticamente todos os entrevistados, que também falaram sobre trabalho, vida sexual, estudos, lazer e cultura e articularam suas descrições sobre esses campos a demandas por maior acesso aos direitos individuais e coletivos.

Leia também: Ciranda de ideias reúne 70 jovens em Paraty

Os jovens também demonstraram o interesse em permanecer na cidade, atrelado a demandas objetivas, como trabalho qualificado e diversificado, ensino básico e universitário garantidos, atenção à saúde e a necessidades específicas da juventude e que considerem a questão de gênero, raça, religião, etnia e orientação sexual.

A pesquisa levantou, ainda, a presença de, pelo menos, 21 coletivos jovens organizados.

Leia também: Galpão Aplauso forma mais 30 alunos em Paraty

O reconhecimento pelos jovens da importância das políticas públicas nas demandas juvenis foi o grande destaque da pesquisa, o que demonstra a importância do apoio político para as articulações das Políticas Públicas com os temas cidade e juventudes.

 

Confira o vídeo criado pelo CENPEC sobre o encontro com os jovens:

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *