loading

Prefeitura de Fortaleza e Comunitas se reúnem para dar início ao Programa de Transformação em Gestão de Pessoas no município

O objetivo do Programa é acompanhar os municípios no desenvolvimento de soluções criativas a desafios de gestão de pessoas por meio de processos de inovação; a participação da liderança é fundamental para o avanço das ações e faz parte do modelo de governança da Comunitas

 

Nesta quarta (2), a Comunitas se reuniu com a equipe da prefeitura de Fortaleza, um dos seis municípios selecionados para participar do Programa de Inovação em Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público.

O encontro foi o primeiro da série de reuniões com as equipes dos municípios participantes do programa do Hub InovaJuntos, da Comunitas, que vai se estender até outubro de 2022.

 A capital do Ceará foi representada pelo vice-prefeito Elcio Batista, que apontou os desafios que o assunto enfrenta no município. 

Neste primeiro encontro foi realizado um alinhamento das ações, com apresentação dos envolvidos no grupo de trabalho e demonstração do modelo de governança da Comunitas e sua aplicação no projeto. 

Além do vice-prefeito, participaram Marcelo Pinheiro, secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Mário Fracalossi, secretário-adjunto do Planejamento, Orçamento e Gestão, Noeme Milfont Magalhães, coordenadora de gestão estratégica de pessoas, Maria Lúcia de Andrade, coordenadora de modernização da gestão, João Mairton de Araújo, analista de planejamento, Rodrigo Ferreira, analista de planejamento, Samarkandra Bandeira, administradora e Ticiana Mota Sales, assessora-técnica operacional de gestão. 

“Esperamos ajudar na superação dos desafios desse tema, que é a gestão de pessoas, pois sabemos ser de extrema importância para o funcionamento do setor público”, explicou Thiago Milani, diretor de projetos da Comunitas.

Ele explicou, também, os diferenciais do projeto. “Sabemos que o sucesso do Programa está relacionado diretamente ao engajamento dos envolvidos. Nós trabalhamos observando a sustentabilidade das ações, atentos para os impactos que a ação gera no território”, explicou Milani. 

Atualmente a organização apoia ações em cinco estados e diversos municípios, sempre com foco em melhorar a gestão pública, por meio de um modelo de governança compartilhada, que envolve o poder público e a iniciativa privada. 

Transformação da Gestão de Pessoas
O objetivo do Programa é acompanhar seis municípios no desenho e desenvolvimento de soluções criativas a desafios de gestão de pessoas por meio de processos de inovação. 

É esperado que cada equipe de governo finalize o Programa com um projeto incubado e pilotado do começo ao fim, pronto para ser escalado. 

Além de Fortaleza (CE), os outros municípios selecionados são Pelotas (RS), Niterói (RJ), Campinas (SP), Maceió (AL) e Ribeirão Preto (SP).

“Além de agradecer a Comunitas pela oportunidade de desenvolver o projeto, é importante dizer que considero essa área de gestão de pessoas muito importante dentro da administração pública. Sem pessoas, não é possível mudar as instituições, porque são pessoas que promovem as transformações”, declarou o vice-prefeito Elcio Batista.

Ele apontou que pretende desenvolver as cinco etapas fundamentais do processo de gestão. Além disso, Batista acrescentou que “se a gente conseguir desenvolver as cinco etapas fundamentais do processo de gestão de pessoas, que são seleção, engajamento, desenvolvimento, valorização, reconhecimento e avaliação, a gente consegue melhorar a eficiência e a equidade, que são dois grandes problemas do serviço público, atualmente.

“A prestação de serviço é mal avaliada porque as pessoas estão insatisfeitas e isso tem a ver com a ineficiência. Além disso, há o problema de equidade, já que o setor público acaba na maioria das vezes reproduzindo o problema estrutural da desigualdade social em vez de gerar mais equidade”, comentou. 

De acordo com o Elcio Batista, a gestão de pessoas virou um mero setor de Recursos Humanos, que trata de folha de pagamento e benefícios, mas não faz a ampla gestão de pessoal, cuidando de assuntos importantes como a capacitação permanente dos servidores, avaliações periódicas e engajamento com o trabalho, por exemplo.

Sobre o Programa
O Programa de Transformação em Gestão de Pessoas no município faz parte das ações do InovaJuntos, do Hub de Inovação em Políticas Públicas da Comunitas, um espaço de fomento à inovação no setor público. 

O Hub conecta atores, fortalece as capacidades para inovar dos gestores públicos, e apoia governos municipais e estaduais a gerar soluções criativas a seus problemas. 

Todo o conteúdo e atualizações sobre o Programa de Transformação em Gestão de Pessoas estará disponível na Plataforma RedeJuntos, no  www.redejuntos.org.br/

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *