loading

Prefeitura de Campinas apresenta andamento de frentes apoiadas pela Comunitas em reunião de governança

No encontro, o prefeito Dário Saadi destacou as prioridades da sua gestão, bem como os planos para a retomada econômica no município paulista

Na última quarta (22), representantes da Prefeitura de Campinas se reuniram com líderes da Comunitas para apresentar o status das frentes apoiadas pela organização na cidade. Dentre os temas abordados estavam a desburocratização e eficiência da máquina pública, modernização e transformação digital e busca do uso da tecnologia. Também foram citadas ações na área de ativação econômica social para retomada econômica de Campinas.

Participaram da reunião o prefeito de Campinas, Dário Saadi; o secretário de Governo, Michel Abrão Ferreira; o secretário de Finanças, Aurílio Caiado; a diretora de Projetos Estratégicos, Mariana Savedra; a secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat; e a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Pereira, além de 

Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, Thiago Milani, diretor de Projetos da Comunitas, e lideranças do Núcleo de Governança. 

O secretário de Finanças, Aurílio Caiado, apresentou um panorama das finanças municipais, explicando que o município conseguiu encerrar 2021 com superávit nas contas públicas após alguns anos de desequilíbrio fiscal. Além disso, Caiado também destacou as iniciativas de incentivos fiscais e as expectativas para a retomada econômica da cidade. 

Na sequência, Carolina Baracat, secretária de Planejamento e Urbanismo, expôs o balanço de 2021, com a arrecadação de mais de R$ 8,35 bilhões em VGV (Valor Geral de Vendas) para novos empreendimentos. “O resultado é bastante promissor e sinaliza o crescimento de oportunidades e aquecimento do setor da construção civil”, explicou. 

Também foram apresentados os números de alvarás emitidos em 2021 e a plataforma Aprova Fácil, com importante contribuição para o aumento de aprovações pelo ARI (aprovação responsável imediata). A plataforma foi implementada em parceria com a Comunitas, com o objetivo de reduzir o tempo de aprovação de empreendimentos imobiliários, ajudando a desburocratizar o processo e diminuindo a sobrecarga de trabalho da prefeitura. “A fiscalização de campo é feita no momento de emissão do Habite-se (documento emitido por órgãos da prefeitura que atesta que o empreendimento é seguro para se morar), com o fiscal visitando a obra construída”, explicou a secretária. 

Outro avanço que está em desenvolvimento na cidade se refere ao mapeamento e alienação de imóveis subutilizados em Campinas, com a criação de um fundo imobiliário para estes imóveis. O projeto, que conta com o apoio da Comunitas, prevê as etapas de regularização fundiária e modelagem econômico-financeira a serem desenvolvidas.

Eliane Pereira, secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, apresentou os resultados do projeto sobre a Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas, com destaque para a elaboração de uma política de gestão de servidores com a aplicação da avaliação de desempenho, revisão do plano de cargos e carreiras e aprovação de pacote normativo sobre o tema. Campinas também está implementando uma Escola de Governo, a Inova EGDS como continuação do trabalho de desenvolvimento de pessoal. 

Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, explicou a importância de enfocar a área de gestão de pessoas no setor público, visto que os servidores são os responsáveis pela prestação dos serviços públicos. “É inegável a importância dos serviços públicos para a qualidade de vida da população. Quanto mais os servidores estiverem engajados e preparados, melhor será a qualidade do serviço prestado ao povo. É notável o quanto Campinas está engajada com a temática, inclusive sendo um dos seis municípios selecionados para participar da Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas no Serviço Público, que nós estamos promovendo atualmente. Tenho certeza que, ao final do projeto, Campinas vai apresentar cases muito interessantes na área.” 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *