loading

Inova Juntos apoia Governo do RS na modernização do atendimento ao cidadão

Criado pela Comunitas, o Inova Juntos é um hub de inovação em gestão pública que promove vivências e compartilhamento de experiências entre governos

Para estimular a inovação e facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos prestados pela administração, o Inova Juntos – hub de inovação em gestão pública criado pela Comunitas, levou um grupo de gestores públicos do Governo do Rio Grande do Sul para uma vivência em dois projetos considerados transformadores em São Paulo: o Descomplica, da Prefeitura Municipal, e o Poupatempo, iniciativa do Governo Estadual.

[aigpl-gallery-slider id=”10571″]

Da comitiva gaúcha, estiveram presentes representantes da Secretaria de Obras e Habitação, da Companhia de Processamento de Dados do Estado, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, do Escritório de Desenvolvimento do Projetos, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e da Secretaria de Comunicação.

O objetivo do trabalho é, a partir de vivências com diferentes abordagens e metodologias promovidas pelo Inova  Juntos, oferecer apoio especializado para o governo do Rio Grande do Sul no aperfeiçoamento das centrais de atendimento integrado, o Tudo Fácil. A finalidade é simplificar e desburocratizar os serviços oferecidos pelo governo, e integrá-los, de forma eletrônica, utilizando como inspiração os projetos desenvolvidos em São Paulo.

Leia também: Comunitas reúne gestores públicos para cocriação de laboratório de inovação em gestão pública

Na parte da manhã, o ponto de encontro foi o Descomplica, uma praça de atendimento presencial onde o morador paulistano encontra, em um só lugar, cerca de 300 serviços municipais, como a emissão da Carteira de Trabalho, solicitação de bilhete de transporte e requerimento do Seguro Desemprego.

[aigpl-gallery-slider id=”10598″]

Segundo o coordenador de Atendimento Presencial da unidade Campo Limpo, Cassiano Archas, o propósito do Descomplica é dialogar com a população, para que, juntos, possam encontrar as melhores soluções para as necessidades. “Aqui, explicamos ao cidadão todos os passos da sua solicitação, resultando em mais transparência para as atividades realizadas pela prefeitura”, explicou.

Durante à tarde, a visita foi no Poupatempo, programa criado pelo governo estadual paulista que concentra em um único local órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública. A iniciativa, inclusive, inspirou a criação do Descomplica.

Leia também: Com apoio da Comunitas, Columbia realiza seminário para debater inovação no setor público

Criador do Poupatempo e ex-secretário municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo, Daniel Annenberg esteve presente na vivência. Para ele, o modelo presencial precisa ser complementado por novos canais de acesso. “Com as novas tecnologias existentes, não é mais possível planejar uma central de atendimento imaginando que ela esteja disponível apenas presencialmente para os cidadãos. É necessário diversificar a oferta e ‘pensar com a cabeça do cidadão’”, afirmou. Com anos de experiência em desburocratização, Daniel apoia com mentorias para a equipe gaúcha.

Para Stefanie Eskereski, assessora da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, participar da vivência mudou o patamar que a equipe anseia para os projetos gaúchos. “Tudo que aprendemos aqui nos ajuda a ter uma ideia cada vez mais clara do que significa um serviço de qualidade e as formas possíveis de entregar este serviço. Saímos daqui com vários questionamentos e várias ideias, e com uma vontade incrível de implementar essas inovações. Voltamos para casa com um dever de casa gigantesco”, acredita.

Leia também: Comunitas lança o Conversa Pública, podcast sobre gestão pública

Opinião que é acompanhada por Maria Fernanda Bermudez, secretária adjunta da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. “Levamos daqui muitas experiências que podemos customizar para o nosso estado e cidadãos, melhorando os serviços que já temos. Nossa intenção é oferecer à população um atendimento com respeito, educação, eficiência e eficácia, e saber que ele foi até o serviço público e teve seu problema resolvido de forma rápida e satisfatória”, disse.

 

 

 

Sobre a Comunitas e o Inova Juntos

A Comunitas é uma think tank brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país. Por meio do envolvimento de diversos atores, estimula e fomenta ações conjuntas com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável por meio da parceria de líderes empresariais, engajados nas várias frentes de atuação da Comunitas.

Entre as frentes, está o Programa Juntos, uma coalização de líderes empresariais que tem o objetivo de promover melhorias na gestão pública e, assim, na vida da população. O Juntos atua com propósitos de longo prazo e numa perspectiva de projeto de Estado.

Com a experiência obtida pelo Programa Juntos, a Comunitas criou o Inova Juntos, hub de inovação em gestão pública. O objetivo da iniciativa é, a partir de vivências com diferentes abordagens e metodologias, criar um ecossistema de inovação para resolver questões reais das cidades e estados brasileiros, por meio do apoio na construção e implementação de políticas públicas transformadoras.

O espaço, sediado na Comunitas, fomentará a experimentação, renovação e cocriação, com bases nos conceitos de inovação aberta. Além disso, no local serão explorados aprendizados, insights e estratégias consideradas vantagens comparativas da Comunitas, adquiridas ao longo dos últimos anos.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *