Logo Comunitas

Planejamento estratégico é pauta de encontro entre Santos e Curitiba promovido pela Comunitas

03/06/2019

Para fomentar e fortalecer a troca de experiência em planejamento de longo prazo para cidades, a Comunitas promoveu, no último dia 28, um encontro entre as prefeituras de Santos (SP) e de Curitiba (PR).

O governo santista foi representado pelo dirigente da Secretaria de Governo, Glaucus Farinello, e pela parte da prefeitura da capital paranaense, estavam presentes a dirigente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano, Ana Jayme, e a pesquisadora do Observatório do Sistema FIEP, Laila Seleme.

Na ocasião, o dirigente de Santos conheceu mais de perto os desafios, soluções e resultados do Curitiba 2035, planejamento de longo prazo da capital curitibana que mobiliza e engaja a sociedade para a construção de diretrizes de longo prazo, que deverão nortear as políticas de desenvolvimento do município nos próximos anos – o projeto conta com apoio do Programa Juntos.  Além disso, Glaucus também teve a oportunidade de acompanhar a reunião das Lideranças e Secretarias dos Comitês Temáticos do Curitiba 2035, onde foi possível observar o nível de engajamento e comprometimento dos mais diversos atores participantes do projeto.

Leia também: Com apoio do Juntos, Curitiba 2035 mira na consolidação da governança do projeto

A reunião de lideranças e secretariais contou com a participação de diversas organizações relacionados ao setor público, iniciativa privada, academia e sociedade civil, e serviu para fortalecer a estruturação da governança do projeto. Dentre os objetivos do encontro, estava o compartilhamento das experiências dos comitês, o balanço das reuniões realizadas e programadas e o preenchimento da matriz de responsabilidades – dispositivo com o qual as instituições assumem sua parte dentro do planejamento estratégico.

Já no dia 29, houve uma reunião com objetivo de caminhar questões técnicas do projeto de macroestruturação urbana santista, o Santos 500.

Além da participação de Glaucus, a reunião contou com a presença dos sócios do Jaime Lerner Arquitetos Associados, Ariadne Daher e Fernando Canalli – em determinado momento o próprio Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, também participou da reunião. O escritório é o parceiro-técnico contratado pela Comunitas para desenvolvimento do planejamento urbano de Santos.

Durante o encontro, o escritório apresentou sugestões de projetos para a cidade de Santos, com foco principal em promover a ocupação do centro por meio de uma arquitetura atraente que possibilite o uso multicultural dos espaços.

Últimas notícias:

Comunitas inicia mobilização de recursos privados para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em SP

A iniciativa busca unir governo, iniciativa privada e sociedade civil para potencializar esforços...

Transferência de renda vira alternativa para mitigar impactos do coronavírus

Ao menos 30 países criaram novos programas de transferência de renda ou fortaleceram os já...

Depois de bater meta de doações para respiradores, Comunitas busca arrecadação para compra de monitores médicos

Para solicitar o número da conta para depósito, clique aqui e entre em contato com a...

Comunitas arrecada R$ 23,5 milhões e doará 345 respiradores para hospitais do Estado de São Paulo

Em caso de dúvida, clique aqui e entre em contato com a Comunitas. Após quatro dias de intensa...

Comunitas organiza ação que busca instalar 345 novas UTIS no Estado de São Paulo

Ação é liderada pela empreendedora social Regina Esteves e já arrecadou R$ 10 milhões. Em caso...