loading

Petrolina 122 anos | Conheça uma das mais novas parcerias do Programa Juntos

Hoje é dia de Petrolina (PE)! O antigo povoado que surgiu como passagem para outro município, tornou-se atualmente o destino de muita gente, pairando entre as 50 melhores grandes cidades do Brasil, segundo estudo da consultoria Macroplan, em 2017.

Foto: Otávio Nogueira

Nesse cenário que a Comunitas desembarcou, no último mês de junho, para firmar parceria com a prefeitura municipal, em prol de mais desenvolvimento para Petrolina, com o aprimoramento da gestão pública, que resultará em mais qualidade nos serviços prestados à população.

Juntos na busca pelo equilíbrio das contas

Na cidade, o Juntos apoiará a gestão pública petrolinense a enfrentar o desafio de ampliar a capacidade de investimento e garantir o equilíbrio fiscal das contas. A busca pelo equilíbrio fiscal nos municípios é considerada uma frente de trabalho essencial e prioritária pelo Juntos, por oferecer as bases para a implementação de todas as outras frentes do programa. A ideia é construir, coletivamente, uma cultura de eficiência na gestão pública, visando reduzir despesas e aumentar a arrecadação, sem causar prejuízos ao cidadão.

As ações serão semelhantes às implementadas em Campinas – outra cidade parceira do Juntos – onde no primeiro período de desenvolvimento da frente de Equilíbrio Fiscal, em 2014, a administração municipal arrecadou R$ 326 milhões acima dos gastos em 2013 e registrou superávit orçamentário no primeiro ano da nova gestão. Já em 2015, o superávit atingiu R$ 120 milhões.

Para os próximos meses, estão previstas novas frentes de trabalho, como o licenciamento urbano e escritório de projetos, via replicabilidade, ampliando os impactos positivos já obtidos nas cidades integrantes do Programa Juntos.

 

Confira a fala do prefeito Miguel Coelho sobre a participação de Petrolina no Programa Juntos:

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *