loading

Pelotas apresenta nova versão de plataforma para monitoramento e prevenção à violência

Sispaz, que visa a acompanhar os jovens em situação de vulnerabilidade social, foi aprimorada para formar uma rede de troca de informações entre as secretarias do município envolvidas com o projeto

 

Em nova fase do projeto Cada Jovem Conta, a Prefeitura de Pelotas (RS) apresentou a nova plataforma Sispaz, desenvolvida com o apoio da Comunitas. A ferramenta é um instrumento digital de gerenciamento de informações que interliga diversas secretarias do município e integra o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, programa desenvolvido há cerca de 5 anos, também com o apoio da Comunitas.

O evento de lançamento teve a presença da prefeita Paula Mascarenhas, acompanhada de Adriane Silveira, secretária de Educação e Desporto; Leandro Félix, diretor da Companhia de Informática de Pelotas, e Manoela Rodrigues, coordenadora de políticas públicas para mulheres da secretaria de Assistência Social. 

Prevenção à criminalidade e à violência

O Sispaz permite a gestão individual de casos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco para a violência e essa é uma das estratégias desenvolvidas para a redução da criminalidade no município.  Pela plataforma, as redes de Educação, Saúde e Assistência Social de Pelotas realizam o monitoramento integrado de cada família, facilitando e agilizando o cuidado em rede.

Segundo Paula Mascarenhas, um dos maiores desafios para a gestão era justamente criar uma ferramenta de controle para tantos jovens da rede municipal de ensino. “O Cada Jovem Conta é um grande projeto, que auxilia muitos a terem um futuro melhor, mas era necessária uma ferramenta aprimorada, como o Sispaz, que proporcionasse controle. Esse sistema coloca o programa em outro patamar. Fico muito feliz que estamos chegando nesse momento. Agradecemos à Comunitas, que é a nossa grande parceira, e tem nos permitido fazer tantas entregas como essa”, comentou a prefeita.

 

Integração e monitoramento

O sistema permite que toda a rede integrada ao Sispaz mantenha-se informada dos acompanhamentos realizados com as famílias. E os indicadores são calculados automaticamente, viabilizando o monitoramento da frequência escolar dos estudantes. Dessa forma, é possível identificar quais alunos estão em maior situação de risco e precisam de mais atenção por parte da rede de apoio de Pelotas.

No âmbito do Pacto, o Sispaz representa um avanço no eixo de Tecnologia, à medida que torna o programa mais eficaz e faz com que a comunicação em rede seja mais rápida, propiciando mais envolvimento dos atores. A ferramenta vai servir de apoio para o enfrentamento de um dos muitos desafios dentro da prevenção social e segurança pública, que é a prevenção da evasão escolar: um dos principais fatores de risco quando se considera a cooptação de jovens pela violência.

De acordo com Thiago Milani, diretor de Projetos da Comunitas, a importância do Sispaz vai além dos resultados que a plataforma pode trazer para Pelotas. A ideia da organização é que o modelo seja replicado em outros municípios que estejam trabalhando com programas de prevenção à violência. “Em diversos países, a tecnologia é uma aliada importante na prevenção e combate à violência e no apoio a agentes de prevenção à criminalidade. Temos certeza que essa iniciativa será mais um grande case de Pelotas, que poderemos replicar em outros territórios”, afirma.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *