loading

Pela primeira vez, Pacto Pelotas pela Paz reúne todos os membros dos órgãos de segurança da cidade

Encontro sinalizou o compartilhamento de informações de prevenção e repressão à violência.

Pela primeira vez, integrantes do Comitê Integrado de Prevenção (CIP) e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) unificaram a mesa de debate sobre as polícias públicas do Pacto Pelotas pela Paz – iniciativa desenvolvida com apoio do Programa Juntos. O encontro na tarde desta terça-feira (6), no Salão Nobre da Prefeitura, marcou o intercâmbio de informações sobre as ações e projetos coordenados pelo CIP, na prevenção, e pelo GGI-M, na repressão à violência.

Foto: Gustavo Vara

Cada grupo reúne-se sistematicamente para avaliação dos indicadores de criminalidade, conforme as peculiaridades do eixo Policiamento e Justiça e o de Prevenção Social. Desta vez, a análise foi compartilhada para permitir aos colaboradores envolvidos nos dois segmentos uma visão completa das metodologias criadas para a redução dos índices de violência, da vulnerabilidade juvenil e da reincidência ao crime.

Leia mais: Parceria entre a Comunitas e a Prefeitura de Niterói no combate à violência é destaque no jornal O Globo

Ao abrir o encontro, a prefeita Paula Mascarenhas apresentou o secretário-executivo do Pacto, Samuel Ongaratto, e informou que ele contribuirá com os projetos em desenvolvimento. A intenção do Executivo é de voltar a reunir os dois grupos com frequência para fortalecer as estratégias complementares na busca pelo aumento da segurança e na promoção de oportunidades capazes de formar uma sociedade mais pacífica.

Estamos diante de uma transformação da nossa cidade, com evidências científicas e tecnologias para equipar os servidores públicos e ajudá-los a fazer a sua parte, afirmou Paula.

O Código de Convivência também esteve em pauta, com uma explicação do assessor especial Fábio Machado. Na sequência, o consultor do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke, apresentou exemplos de cidades que tiveram sucesso ao investir na mudança de posturas e na formulação de políticas públicas integradas para reduzir a violência, como Bogotá e Nova Iorque.

Leia mais: Bate-Bola | Ex-secretário de Segurança, Alberto Kopittke aborda o papel das cidades na luta contra a violência

“Este momento de integração das atividades do Pacto serve para que todos entendam o que acontece no município para construirmos coletivamente o futuro que queremos”, observou a também consultora do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo.

 

Postado originalmente no portal da Prefeitura de Pelotas.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *