Logo Comunitas

Parceira da Comunitas, Caruaru conquista prêmio por projeto de redução da violência

22/09/2020

Criado pela Prefeitura de Caruaru, o Juntos pela Segurança conta com ações desenvolvidas em parceria com a Comunitas

O Juntos pela Segurança, Plano Municipal de Segurança Pública desenvolvido pela Prefeitura de Caruaru (PE), foi um dos vencedores do Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade.

A premiação busca reconhecer práticas inovadoras e bem-sucedidas aplicadas pelos membros RAPS em seus mandatos, relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no fortalecimento da democracia e dos mecanismos de transparência e prestação de contas e à sustentabilidade.

Leia também: Governo do RS conquista Prêmio Excelência em Competitividade com reformas estruturantes apoiadas pela Comunitas

O projeto, criado em 2018, foi escolhido tanto pela comissão julgadora, quanto pelo voto popular, como vencedor na categoria Paz – alusão à um dos 17 objetivos da Organização das Nações Unidas que estabelece como meta mundial o fomento a sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, a promoção do acesso à justiça para todos e a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.

Leia também: Reunião apresenta resultados finais de trabalho realizado em cidades do Tocantins

Com a premiação, a prefeitura terá a oportunidade de participar da 26ª Conferência das Nações Unidas de Mudanças Climáticas (COP-26) que acontecerá em 2021 em Glasgow, no Reino Unido. Além disso, o projeto servirá como inspiração para a rede de membros RAPS e para a sociedade em geral, de modo a possibilitar a troca de experiências e estimular o trabalho em rede relacionado a ações sustentáveis.

Comunitas no apoio à Segurança Pública de Caruaru

Desde 2019, a Comunitas apoia o Juntos pela Segurança, com o desafio de fortalecer e qualificar o Plano já construído pela Prefeitura Municipal.

Entre as ações criadas pela parceria – que ainda conta com a Open Society Foundations entre os apoiadores, está a criação do Observatório de Prevenção à Violência, iniciativa que pretende contribuir com a estruturação de políticas públicas de competência municipal, com foco na prevenção e redução da violência.

Leia também: Trabalho em rede possibilita avanço da educação em Petrolina e Caruaru

Com ele, será possível mapear e monitorar a população em situação de risco ou violência na cidade, para que a administração municipal possa fazer o direcionamento específico das políticas sociais, garantindo atendimento ao público vulnerável com mais efetividade.

Leia também: Comunitas e prefeitura apresentam o Pacto Araguaína pela Paz

Para estruturação do Observatório, foi criado um fluxo de acompanhamento e controle de dados a partir de informações coletadas dos públicos considerados de risco, além de uma metodologia de análise que contribuirá para aprimoramento das políticas públicas relacionadas ao combate da violência e homicídios na cidade. Nos próximos passos, o intuito é o fortalecimento e institucionalização do Observatório.

 

 

 

Últimas notícias:

Comunitas lança Jornada Reforma Administrativa em Gestão de Pessoas | Saiba mais

>>> Inscreva-se preenchendo o...

Comunitas na Exame | 7 em cada 10 empresas já avaliam seus funcionários com base em métricas ESG, diz pesquisa

Pesquisa global mostra impactos dos critérios ambientais, sociais e de governança nas empresas e...

RS debate gestão de pessoas e cultura organizacional com a presença de lideranças do governo

Trabalho de mapeamento da cultura organizacional já se encontra em andamento com escutas de...

Regina Esteves na Exame | Governança Ambiental, Social e Corporativa: Por que precisamos falar de ESG?

Já são 59% das empresas que preveem que a responsabilidade pela estratégia ESG (Governança...

BISC 2020 traz dados completos do investimento social corporativo brasileiro

>>> Clique aqui* e confira o relatório BISC 2020 - completo e digital. *Para melhor...