Logo Comunitas

Paraty apresenta metas para avanço no Ideb

09/05/2017

Com o apoio do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, a Secretaria Municipal de Educação de Paraty reuniu diretores e coordenadores das escolas municipais em um workshop do programa de gestão de metas escolares, desenvolvido em Paraty com a consultoria técnica do Parceiros da Educação São Paulo.

O objetivo do encontro, realizado no dia 4 de maio, foi apresentar metodologias para que os gestores construam estratégias de planejamento que vão auxiliar as escolas de Paraty a atingirem a meta 6.0 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Durante o Workshop foram apresentados resultados de anos anteriores e lançado o desafio para que os gestores desenvolvam um plano de ação em cada escola. Com o planejamento, serão identificados os principais pontos a serem trabalhados dentro de sala de aula.

“É muito importante que cada profissional da rede tenha clareza sobre como estes resultados são atingidos (Ideb) e onde se quer chegar até o final do ano. Planejamento é essencial”, disse Marcus Costa, do Parceiros da Educação São Paulo.

A professora Eliane Lino, diretora da escola José Carlos Porto, no bairro Taquari, afirma que as metas de gestão serão importantes, inclusive, para a adequação dos conteúdos na sala de aula, de acordo com os desafios e necessidades dos alunos de cada escola. “Olhando para as metas, temos um planejamento e um objetivo a alcançar até o fim do ano”, afirmou.

As equipes do Parceiros da Educação SP e da Secretaria de Municipal de Educação também apresentaram aos gestores das unidades escolares os 13 indicadores que servirão de parâmetro para a avaliação da gestão das escolas e que foram construídos coletivamente ao longo dos últimos quatro meses.

Entre estes indicadores estão a taxa de alunos com rendimento bimestral adequado, taxa de alunos freqüentes, taxa de freqüência dos professores titulares de turma e taxa de freqüência dos professores na formação e na aplicação do Programa Compasso.

A próxima etapa da frente de gestão de resultados envolve um novo workshop para a implementação das metas, reuniões de acompanhamento e sistematização de prioridades por escola.

Últimas notícias:

Comunitas modela projeto de apoio emergencial a famílias em situação de vulnerabilidade

Com a experiência adquirida ao longo de 20 anos à frente da Comunitas, Regina Esteves,...

Comunitas inicia mobilização de recursos privados para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade em SP

A iniciativa busca unir governo, iniciativa privada e sociedade civil para potencializar esforços...

Transferência de renda vira alternativa para mitigar impactos do coronavírus

Ao menos 30 países criaram novos programas de transferência de renda ou fortaleceram os já...

Depois de bater meta de doações para respiradores, Comunitas busca arrecadação para compra de monitores médicos

Para solicitar o número da conta para depósito, clique aqui e entre em contato com a...

Comunitas arrecada R$ 23,5 milhões e doará 345 respiradores para hospitais do Estado de São Paulo

Em caso de dúvida, clique aqui e entre em contato com a Comunitas. Após quatro dias de intensa...